Presidente da ABI participa de Seminário sobre violência


22/03/2016


2222222O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Domingos Meirelles, participou, no último dia 18, do ‘Seminário Mídia e Violência – Ações para a Cidadania’, promovido pelo Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele fez parte do painel “A atuação da Mídia na Cobertura da Violência”, que tem por objetivo debater os reflexos da relação mídia x violência na sociedade.

Para reforçar o debate, a programação contou ainda com representantes de todo o país que atuam na defesa dos Direitos Humanos. Na abertura do evento, foi lançado o Observatório da Mídia na Paraíba, que fará monitoramento da mídia com o objetivo de verificar violações aos Direitos Humanos.

O lançamento contou com a participação do governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho; do procurador regional dos Direitos do Cidadão (MPF/PB), José Godoy Bezerra de Souza; do coordenador do Observatório da Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Edgard Rebouças; da gerente do Núcleo de Qualificação de Mídia da Andi – Comunicação e Direitos, Suzana Varjão; e do professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carmélio Reynaldo.

Fórum

Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum Metropolitano de Discussão Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências é fruto de mais de um ano de diálogos entre diversos órgãos e entidades. O fórum é parte do projeto de trabalho constituído a partir das investigações do Inquérito Civil nº 1.24.000.002944/2014-38, que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB), e que tem por objetivo investigar os motivos ensejadores do grande número de homicídios no estado, sobretudo entre jovens, e efetivar soluções de forma integrada entre os entes federativos.