Prêmios encerram etapa de inscrições


09/02/2010


Os organizadores do 5º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística e do 10º Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo finalizaram o período de inscrições com grande volume de trabalhos do Brasil e do exterior.

A novidade desta edição do Concurso Tim Lopes foi a expansão da iniciativa para países do Mercosul. Os jornalistas de língua espanhola concorrem nas categorias Impresso, Rádio, e TV. No total foram inscritos 122 projetos, sendo 77 do Brasil, 27 da Argentina, 13 do Uruguai e cinco do Paraguai.

De acordo com o regulamento, os participantes apresentaram sugestões de pautas especiais ainda não produzidas. Os selecionados em cada categoria vão receber apoio financeiro e técnico para realizá-las, além de prêmio em dinheiro.

O Concurso Tim Lopes é resultado de uma parceria entre a Agência de Notícias dos Direitos da Infância(ANDI), Childhood Brasil, Instituto WCF e Save The Children Suécia, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O título do prêmio é uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, da Rede Globo, assassinado por traficantes no dia 2 de junho de 2002, em uma favela do Rio de Janeiro, enquanto investigava a exploração sexual de adolescentes em bailes funk.

O concurso foi criado para estimular a imprensa a ampliar e qualificar a cobertura de temas vinculados ao abuso e/ou exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes, com ênfase nas políticas públicas para combater estas formas de violência.

A reunião do júri oficial do concurso será no dia 6 de abril, em São Paulo, quando serão definidos os oito projetos selecionados —cinco do Brasil e três do Mercosul. O resultado final será divulgado no dia 8 de abril.

Ayrton Senna

O 10º Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, cujo tema é “Educação para o Desenvolvimento Humano”, recebeu um total de 1.516 matérias, enviadas por 682 jornalistas de 217 veículos.

A novidade desta edição é a inclusão da categoria Internet ao lado das tradicionais Jornal, Revista, Rádio, e TV.

Neste ano também será concedido o Prêmio Ayrton Senna Destaque Educação ao editor, repórter ou veículo que tenha contribuído para o debate sobre educação.

Realizado a cada dois anos, com abrangência nacional, o GP Ayrton Senna contempla reportagens sobre temas relacionados à educação e o desenvolvimento humano.

Em março, serão conhecidos os 15 trabalhos pré-finalistas. O resultado final será divulgado no segundo semestre de 2010.

Os vencedores vão receber um total de R$ 100 mil em prêmios.