Revista Cult debate o jornalismo cultural


30/03/2009


Entre os dias 4 e 8 de maio será realizado o I Congresso de Jornalismo Cultural promovido pela revista Cult, com o apoio de diversas instituições de ensino do País, da Associação Brasileira de Imprensa(ABI), e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.

Com a participação de importantes nomes da imprensa brasileira, professores universitários e artistas, o evento será realizado no Teatro da Universidade Católica de São Paulo, e abordará temas como a cultura e a barbárie; as mudanças na Lei Rouanet; as ciências humanas na universidade e na mídia; cultura, imperialismo e globalização; entre outros.

A proposta, segundo os organizadores, é discutir questões teóricas sobre a vasta produção cultural no Brasil e a forma como ela é refletida nos jornais:
— Procuramos reunir profissionais de imprensa, professores e especialistas de diferentes pontos de País para debater a melhor maneira de ensinar e praticar o jornalismo cultural. Queremos estabelecer uma ponte entre jornalistas, as instituições de ensino e os alunos — diz Wilker Sousa, editor assistente da revista Cult.

Segundo Wilker, como o jornalista recém-formado entra no mercado de trabalho com uma bagagem cultural deficitária, a participação de especialistas e estudiosos das artes nas editorias de Cultura é maior do que a de jornalistas:
— É muito importante refletir sobre a contribuição da universidade para a formação cultural do aluno e as referências que podem enriquecer seus repertórios.

Entre os destaques da programação do encontro, questões técnicas, como a criação de uma boa pauta, o espaço dedicado à produção cultural na mídia, a análise da crítica literária, teatral, musical e cinematográfica praticada nos jornais, e o debate sobre a reformulação da Lei Rouanet.

— A imprensa brasileira ainda deixa a desejar na cobertura das manifestações culturais do País. Por ser uma área de vital importância para a valorização das raízes populares, o jornalismo cultural precisa ser debatido constantemente. Ainda estamos longe de chegar ao ideal, sublinha Wilker.

Flávia Moreira, relações públicas da Cult, conta que a idéia da realização do congresso surgiu a partir do sucesso dos cursos de jornalismo cultural promovidos há 3 anos pela publicação, e pela constatação de que o setor precisa ser reformulado:
— O jornalismo cultural no Brasil está um pouco defasado, por ser muito voltado para a cobertura de eventos, como o show da Madonna, e o chamado culto às celebridades. Com isto, a nossa imensa diversidade cultural é deixada de lado. Queremos mobilizar os estudantes para que fiquem atentos a essas questões.

Mais informações sobre o I Congresso Jornalismo Cultural podem ser obtidas nos endereços www.espacorevistacult.com.br/congresso e congresso@revistacult.com.br e pelo telefone (11) 3385-3385.