Prêmio Vladimir Herzog divulga vencedores


19/10/2020


Por Ricardo Carvalho, diretor da ABI/SP

A reunião virtual da Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog precisou de seis horas para definir, no sábado, 17, os ganhadores de 2020 nas seis categorias: texto, vídeo, áudio, multimídia, foto e arte.

“Infernópolis”, de Laerte, ganhou o prêmio principal na categoria charge

A Comissão decidiu também criar o “Prêmio Destaque Vladimir Herzog Continuado” para homenagear o trabalho realizado pelo cartunista Aroeira. Ele está sendo processado com base na Lei de Segurança Nacional pela publicação de uma charge criticando o presidente Jair Bolsonaro. Ato contínuo, cartunistas do mundo inteiro publicaram charges continuando o trabalho do Aroeira, como a dizer que eles também deveriam ser processos ao lado do cartunista carioca.

Vaza-Jato, na categoria texto, da Agência Pública

Na categoria Texto, ganhou a jornalista Natália Viana Rodrigues com a matéria “O FBI e a Lava-Jato (série Vaza-Jato)”, publicada pela Agência Pública, em parceria com a Intercept Brasil. A equipe que trabalhou na apuração e edição da matéria é a seguinte:  Maria Saleh, Andrew Fishman, Alice Maciel, Rafael Neves, Marina Amaral, Bruno Fonseca e Larissa Fernandes.

Ainda na categoria Texto, a menção honrosa foi concedida à jornalista Amanda de Carvalho Rossi, da revista Piauí pela matéria “Fragmentos de Vida e Morte”.

Na categoria Vídeo, o prêmio principal foi para a matéria “Os defensores da floresta”, veiculada pelo “Fantástico”, da Rede Globo, com a equipe: Marcelo Canellas, Alan Graça Ferreira, Marcos Silva, Cristine Kist, Dimitri Caldeira e Wesley Francisco.

Da Globo Minas, “Rolê nas Gerais” na categoria vídeo

A menção honrosa da categoria Vídeo foi para a Globo Minas com a matéria “As faces do racismo” e a seguinte equipe: Tabata Poline, Renata do Carmo, Saulo Luis da Silva, Frederico D’Ávila, Saulo Vieira, Jackson Lobo, Marcelo Vianna, Thiago Silva, Vladimir Loiola e Welder Dias.

Na categoria Multimídia, saiu vencedora a matéria “Ameaças, milícia e morte: a nova cara do velho Chico” (rio São Francisco), veiculada no site Repórter Brasil, com a seguinte equipe: Daniel Camargos, Mariana Della Barba, Ana Magalhães e Fernando Martinho.

A menção honrosa de Multimídia foi para a Intercept Brasil, com a matéria Arsenal Global da dupla Cecília Oliveira e Leandro Demori.

Na categoria Foto, o prêmio principal foi para o repórter fotográfico Yan Boechat Rocha pelas fotos que ele batizou de “Durante a crise da Covid-19, mais de 30% dos óbitos ocorrem em casa, em Manaus”, publicadas no jornal O Globo.

A repórter Gabriela Grab Tozzo, do jornal O Estado de S. Paulo, ganhou a menção honrosa com a foto “Presidente Viral”.

A menção honrosa da categoria Arte ficou com Duke, com a charge “E daí?”, publicada no site domtotal.

Na categoria Texto “Fragmentos de Vida e Morte”, na revista Piauí

O prêmio principal da categoria ficou com a cartunista Laerte Coutinho pela charge “Infernópolis”, publicada na Folha de S. Paulo.

A Laerte ganhou ainda o Prêmio Especial Vladimir Herzog pelo conjunto da obra. Ganharam também o Prêmio Especial, Sueli Carneiro e Luis Gama ( in memorian).

A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 25 de outubro, domingo que vem, das 18 às 20 hs, com transmissão pelo youtube/Instituto Vladimir Herzog.

As seguintes entidades compõem a Comissão Organizadora do Prêmio: ABI – Associação Brasileira de Imprensa; Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil; Coletivo Periferia em Movimento; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; ECA/USP – Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo; FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas;  Instituto Vladimir Herzog; Intercom – Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação; OAB/Nacional – Ordem dos Advogados do Brasil; OAB/SP; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo.

Lista oficial dos PREMIADOS

ARTE

Infernópolis | Laerte (Folha de S. Paulo)  – VENCEDORA

E daí?| Duke (www.domtotal.comMENÇÃO HONROSA

FOTOGRAFIA

Durante crise da Covid-19, mais de 30% dos óbitos ocorrem em casa em Manaus| Yan Boechat (O Globo) VENCEDORA

Presidente Viral | Gabriela Biló (O Estado de S. Paulo) MENÇÃO HONROSA

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM ÁUDIO

As histórias de Mercedes Baptista, Consuelo Rios, Bethania Gomes e Ingrid Silva| Tiago Rogero (O Globo) VENCEDORA

Confinamento: 3 meses depois | Juliana Dantas (Finitude)  MENÇÃO HONROSA

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM VÍDEO

Os defensores da floresta| Alan Graça Ferreira, Marcelo Canellas, Marcos Silva, Cristine Kist, Dimitri Caldeira e Wesley Francisco (Fantástico / Rede Globo) VENCEDORA

Rolê nas Gerais|  Tábata Poline, Renata do Carmo, Saulo Luiz da Silva, Frederico D’Ávila, Saulo Vieira, Jackson Lobo, Marcelo Vianna, Thiago Silva, Valdimar Loiola e Welder Dias (Globo Minas)  MENÇÃO HONROSA

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM MULTIMÍDIA

Ameaças, milícia e morte: a nova cara do Velho Chico | Daniel Camargos, Mariana Della Barba, Ana Magalhães, Fernando Martinho, Erick Araújo, Flávio Marinho, Otávio Burin e Rafael Ramos (Repórter Brasil)  VENCEDORA

Arsenal Global | Cecilia Olliveira e Leandro Demori  (The Intercept Brasil)  MENÇÃO HONROSA

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM TEXTO

FBI e a Lava-Jato (série Vaza Jato) | Natalia Viana, Mariam Saleh, Andrew Fishman, Alice Maciel, Rafael Neves, Marina Amaral, Bruno Fonseca e Larissa Fernandes (Agência Pública, em parceria com The Intercept Brasil) VENCEDORA

Fragmentos de vida e morte | Amanda Rossi (Revista piauí) MENÇÃO HONROSA

PRÊMIO DESTAQUE VLADIMIR HERZOG CONTINUADOC

Crimecontinuado (Aroeira) | todas 109 peças inscritas na 42ª edição do PVH por artistas do traço integrantes do movimento da Charge Continuada #SomosTodosAroeira


Asssista à premiação