Prêmio Vladimir Herzog: ABI entrega homenagem especial ao jornalista Fernando Morais


25/10/2023


Foto: Alice Vergueiro/IVH

A ABI, juntamente com a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), entregou o prêmio especial ao jornalista e escritor Fernando Morais, durante a cerimônia oficial do 45º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que aconteceu no Tucarena, em São Paulo, na noite de terça-feira 24. Além de Morais, as jornalistas Sônia Bridi e Glória Maria (in memoriam) receberam a honraria.

“É inegável a contribuição do Fernando Morais para a nossa profissão. Sua trajetória sempre foi pautada na defesa de uma imprensa ética, livre e pela busca de uma sociedade mais justa. Em nome da ABI, foi uma honra participar dessa homenagem”, afirma a jornalista Mariana Valadares, representante da entidade no estado de São Paulo.

Nesta edição, foram 630 trabalhos inscritos entre sete categorias (Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem) e os vencedores foram escolhidos no dia 10 de outubro. Clique aqui para conferir os premiados: https://premiovladimirherzog.org/premiados-45-premio-vladimir-herzog/

“Há exatos 48 anos, Vlado era assassinado pela ditadura militar. Nada mais significativo, que após todos estes anos, haja uma premiação duradoura e tão importante que celebre o jornalismo, a liberdade de imprensa, a justiça social e a democracia. A história de Vlado jamais deve ser esquecida”, ressalta Mariana.

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado por uma comissão constituída pelas instituições, que a partir de agora integram o recém criado Instituto Prêmio Vladimir Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (OAB-SP), Periferia em Movimento, Instituto Vladimir Herzog (IVH) e Família Herzog.