Prêmio e livro em homenagem a Vladimir Herzog


24/10/2011


 
Será realizada nesta segunda-feira, 24 de outubro, a cerimônia de entrega do 33º Prêmio Vladmir Herzog de Direitos Humanos, que vai contemplar os melhores trabalhos jornalísticos nas categorias Revista, Internet, Rádio, Jornal, TV-Documentário, TV-Reportagem, Artes e Fotografia. O tema especial escolhido para este ano foi “Saneamento básico”. O objetivo da premiação, criada em 1977, é destacar e incentivar a produção de trabalhos ligados à luta pelos Direitos Humanos e Cidadania.
 
A solenidade será realizada no Teatro TUCA, da PUC-SP, a partir das 19h30. Para Ivo Herzog, filho de Vladimir, o Prêmio é “importante para não permitir que coisas como essas (o assassinato de jornalistas) se repitam”.
 
 
Nesta mesma noite, haverá também a entrega do 2º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, para as duas melhores pautas enviadas por universitários sobre o tema “Os oito objetivos do Milênio”.
 
 
As duas propostas vencedoras poderão produzir a matéria com a ajuda de um jornalista experiente, indicado pelo Instituto Vladimir Herzog, que também financiará os custos de produção da reportagem. O(s) autor(es) da melhor matéria produzida ganhará uma viagem para o Encontro de Jovens Artistas na Inglaterra, em 2012.
 
 
Livro
 
 
Dando prosseguimento aos eventos que irão marcar os 36 anos do assassinato de Vlado, o Instituto Vladimir Herzog, em parceria com o Ministério da Cultura, promove nesta terça-feira, 25 de outubro, o lançamento do livro “Capas desta história”. O lançamento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 19h30.  
 
 
O livro, organizado pelo jornalista Ricardo Carvalho e editado pelo Instituto Vladimir Herzog, reúne mais de 300 capas de jornais alternativos, clandestinos e de publicações produzidas por brasileiros exilados no período de 1964 até 1979, do início da ditadura até a Lei da Anistia. A obra faz parte do projeto “Resistir é Preciso”, também do Instituto Vladimir Herzog, que busca manter acesa a memória dos brasileiros que lutaram contra a ditadura através da imprensa.
 
O livro estará à venda no site do Instituto Vladimir Herzog, e também no site do Projeto “Resistir é preciso” — www.resistirepreciso.org.br, que entrará no ar no dia 25 de outubro, junto com o lançamento do livro, que também terá 1.350 exemplares distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas do País, por iniciativa do Ministério da Cultura.
 
 
 
Veja a lista dos ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog
 
Veja abaixo a relação dos vencedores da 33º Prêmio Vladimir Herzog:
 
Artes
Autor: Fernando de Castro Lopes –
Veículo: Correio Braziliense – Brasília
Trabalho: “Sigilo ou Vergonha?”
 
Fotografia
Autor: Weber Sian
Veículo: A Cidade – Ribeirão Preto-SP
Trabalho: “Expulsão”
 
TV-Reportagem
Autor: Marcelo Gomes
Veículo: ESPN Brasil – São Paulo
Trabalho: “Guerrilha do Araguaia – Partes 1 e 2”
 
TV-Documentário
Autor: Lúcio de Castro
Veículo: ESPN Brasil – São Paulo
Trabalho: “Haiti, o país dos Rest Avec”
 
Jornal
Autor: Leonencio Nossa
Veículo: O Estado de S. Paulo
Trabalho: “Guerras desconhecidas do Brasil”

DIV> 

Rádio
Autor: Marjuliê Martini
Veículo: Rádio Guaíba FM 101.3 – Porto Alegre
Trabalho: “Racismo expulsa baiano do Rio Grande do Sul”
 
Internet:  
Autor: Marcelo Bauer
Veículo: Rio de Janeiro: Autorretrato
Trabalho: “Rio de Janeiro: Autorretrato”
 
Revista
Autor: Gisele Franchini DIV>

Veículo: Revista Interativa
Trabalho: Inclusão: O que é ser normal?
 
Categoria Especial: Saneamento Básico
Autor: Joelmir Tavares
Veículo: O Tempo – Belo Horizonte
Trabalho: “Saneamento Básico: um direito de todos”