ABI recebe visita da Consul Geral da China no Rio e dos diretores da Agência de Notícias Xinhua e da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China


28/09/2022


Por Alessandra Scangarelli, da Agência Xinhua

Visando expandir as relações nas áreas do jornalismo, da comunicação, da cultura e do conhecimento em geral com a China, a ABI recebeu, na terça-feira (27),  a visita oficial da consul geral da China, Tian Min; do diretor da Agência de Notícias Xinhua no Rio de Janeiro, Chen Weihua; da jornalista Zhao Yan; do presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China, Shangguan Jianfeng, e demais representantes desta instituição. Estiveram presentes o presidente da ABI, Octávio Costa, a diretora de cultura da ABI, Maria Luiza Busse; o diretor financeiro, Geraldo Mainenti; o diretor administrativo, Moysés Côrrea; e os conselheiros Vitor Iório e Marcos Gomes.

A consul geral e o presidente da ABI expressaram o interesse de continuar e ampliar a cooperação entre as duas partes em projetos e demais iniciativas futuras.  O presidente Octávio Costa relatou um pouco da história da ABI e sua luta pela defesa dos direitos humanos, da democracia, da liberdade de expressão e dos jornalistas.

A consul geral agradeceu o apoio da ABI  em diversos momentos, em especial durante o episódio crítico, ocorrido ano passado, em que o Consulado da China no Rio sofreu um atentado. O diretor da Xinhua no Rio lembrou que a agência estatal chinesa está presente no Rio desde 1961 e atualmente tem uma filial no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Segundo Chen, a Xinhua, fundada em 1931, tem atualmente 180 sucursais distribuídas pelo mundo e uma rede de informações em vários idiomas, incluindo o português. Tanto os representantes da Xinhua, quanto da ABI anunciaram o interesse em estabelecer acordos de cooperação em um futuro próximo.

O presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China, Shangguan, relatou algumas particularidades da cultura milenar chinesa, em especial as tradições no consumo do chá, vinhos e suas fabricações e salientou o interesse de trabalhar em conjunto com a diretoria de cultura da ABI na aproximação entre as duas instituições e na promoção das relações culturais entre o Brasil e a China.

O presidente da ABI, Octávio Costa, e a consul geral da China, Tian Min, trocaram presentes.