14 de agosto de 2022


Pier de Ipanema hoje no Cineclube Macunaíma


30/11/2020


Anjos de Ipanema

 

Pier de Ipanema hoje no Macunaíma

O Cineclube Macunaíma apresenta nesta terça-feira, 1, às 20hs, o filme Anjos de Ipanema (2018), da baiana Conceição Senna, que retrata a geração que frequentou o pier da praia de Ipanema nos anos de 1971 e 1972, reivindicando a liberdade sexual, um novo modo de viver e estar no mundo em plena repressão da ditadura brasileira. Luiz Carlos Maciel, Maria Gladys, Gal Costa e Evandro Mesquita, entre outros, dão seu depoimento sobre a época. A diretora fez o roteiro baseada em suas vivências, amizades e afetos e colheu, por cinco anos, depoimentos de amigos que frequentaram o local para conversar, elaborar projetos artísticos, fumar um baseado, saudar o sol, abraçar, beijar, dançar, divertir-se e, se fosse o caso, fazer sexo livre e casual. Vivia-se, então, sob a influência do movimento hippie e das ideias da Contracultura.

A cineasta baiana Conceição Senna, falecida em maio deste ano, era atriz e documentarista e participou de diversos filmes, sendo uma das maiores defensoras, junto com o marido, o cineasta Orlando Senna, das lutas em defesa de nosso audiovisual latino-americano já que o casal viveu em Cuba onde atuou na Escola Internacional de Cinema e TV), criada por Gabriel Garcia Márquez e Fernando Birri. Conceição dirigiu três filmes e participou como atriz de mais de 20, incluindo o de Glauber Rocha, O dragão da Maldade contra o Santo guerreiro. Assista Anjos de Ipanema pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012