Pesar da ABI pela morte de Ruy Mesquita


22/05/2013


Ruy Mesquita, diretor de O Estado de S. Paulo, falecido nesta terça-feira, 21 de maio, aos 88 anos. (Crédito: Caio Guatelli / Folha de S.Paulo)

Ruy Mesquita, diretor de O Estado de S. Paulo, falecido nesta terça-feira, 21 de maio, aos 88 anos. (Crédito: Caio
Guatelli/ Folha de S.Paulo)

A ABI divulgou declaração em que manifesta seu pesar pelo falecimento do jornalista Ruy Mesquita, Diretor de O Estado de S. Paulo, e destaca que ele deixou um “fecundo exemplo de como os jornalistas podem contribuir para a elevação dos padrões culturais e éticos do povo brasileiro”.

Diz a declaração:

A Associação Brasileira de Imprensa recebeu com grande pesar o falecimento do jornalista Ruy Mesquita, Diretor do jornal “O Estado de S. Paulo”, que foi uma das mais destacadas personalidades da imprensa do País em seus mais de dois séculos de existência.

Ao lado de seu pai, Júlio de Mesquita Filho, e de seu irmão Júlio de Mesquita Neto, o Dr. Ruy, como era respeitosamente chamado, participou das lutas cívicas em que o Estadão se envolveu ao longo de mais de meio século e se notabilizou, como o irmão, pela coragem nas lutas contra a supressão das liberdades públicas e dos direitos individuais e pelo restabelecimento do Estado de Direito entre nós.

Intelectual de grande envergadura, Ruy Mesquita deixa fecundo exemplo de como os jornalistas podem contribuir para a elevação dos padrões culturais e éticos do povo brasileiro.

Contristada, a ABI apresenta à família enlutada e à corporação do Grupo Estado suas sentidas condolências.

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2013

Maurício Azêdo

Presidente da ABI