Os caminhos do jornalismo no Brasil


05/09/2008


“Impressões — Caminhos da imprensa no Brasil — 1808-2008” é o nome do seminário que a Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) promove nas próximas terça e quarta-feira, 9 e 10, das 9h às 17h, no Salão Pedro Calmon (campus da Praia Vermelha — Av. Pasteur, nº 250). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos dias do evento. Os participantes terão direito a certificado.

De acordo com a jornalista, historiadora e professora da UFRJ Ana Paula Goulart, uma das responsáveis pela realização do encontro, o seminário tem como objetivo “aproveitar as comemorações do bicentenário da imprensa no Brasil para fazer um balanço crítico da nossa produção nesses dois séculos”.

Um dos pontos altos do evento será a exibição de “Liberdade de imprensa”, do jornalista e cineasta João Batista de Andrade, que é também um dos debatedores convidados. O filme foi produzido na década de 70 e está sendo relançado. Para Ana Paula Goulart, a participação do diretor no seminário valoriza o programa:
— É interessante ver a atualidade do tema e uma oportunidade única de debater o filme com seu realizador.

Programação completa:

Dia 9

9h: Mesa 1 —200 anos de história da imprensa
Convidados: Carla Siqueira (PUC-RJ), Isabel Lustosa (Fundação Casa de Rio Barbosa) e Mariana barbosa (UFF).
Mediadora: Ana Paula Goulart (ECO-UFRJ);

14h: Mesa 2 — “Caminhos da imprensa no Brasil
Convidados: Joaquim Palhares (Agência Carta Maior), Pollyana Ferrari (PUC-SP) e Sérgio Rego Monteiro (International Newspaper Marketing Association).
Mediadora: Cristina Rego Monteiro (ECO-UFRJ).&bbsp;

Dia 10 

9h: Mesa 1 — “A aventura editorial no Brasil a partir da chegada da família real”
Convidados: Aníbal Bragança (UFF), Antônio Laskos (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e Guilherme Cunha Lima (Uerj). Mediador: Paulo César Castro (ECO/UFRJ);

14h: Mesa 2 — Exibição do filme “Liberdades de Imprensa“, seguido de debate.
Convidado: João Batista de Andrade (cineasta).
Mediadora: Ana Paula Goulart (ECO-UFRJ);

17h: Inauguração da exposição “Obras Raras da Biblioteca Central da UFRJ

Mais informações pelo e-mail extensão@eco.ufrj.br ou pelo telefone (21) 3873-5067 ou 3873-5068.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012