15/03/2021
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro vem a público comunicar, denunciar e repudiar a invasão de bandidos da Internet, ordinários, intoleráveis, criminosos, que invadiram a live de debates com o tema central “Lute como uma Jornalista” e outros assuntos como “Jornalistas em tempo de pandemia”, “Protagonismo das jornalistas no mercado do trabalho” e o “Assédio no exercício da profissão”, promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Federação Nacional de Jornalistas.
A live teve como apresentador o presidente do Sindicato, Mário Sousa, mediadora Dulce Tupy e participantes Bianca Marques, Diretora e Delegada Sindical, Fernanda Viseu, Diretora e Delegada Sindical, Claudia Barcellos, Diretora e Jane Portela, Delegada Sindical.
Apesar das ameaças contra os jornalistas e a liberdade de imprensa, a baixaria dos criminosos foi deletada a tempo e o debate ocorreu normalmente. Informamos que o debate virtual foi gravado e já está no Facebook do Sindicato e, em breve, estará também no site do Sindicato que está sendo atualizado.
O Sindicato tem conhecimento que esta onda de ataques na rede social faz parte de um plano de criminosos e fascistas disseminando o ódio e a violência contra os movimentos sociais, a política progressista, o Jornalismo e os jornalistas, num claro atentado contra a liberdade de imprensa e a Democracia.
Este ataque está sendo denunciado à Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), à Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a toda imprensa do País.