Olga Amélia, ex-conselheira da ABI, ativista incansável e dirigente do PDT


03/03/2022


Olga Amélia, diretora da TV Comunitária do Rio, faleceu, em 26/2. A incansável Olga era associada e ex-conselheira da ABI e integrava o MODECON e os diretórios nacional e estadual do Rio de Janeiro do PDT, dentre outras entidades em que foi ativista.

Em nota, o PDT escreveu:

Além do PDT, Olga Amélia militava no Modecon, na Federação de Mulheres e no Mapi – entre outras entidades

A militante política Olga Amélia Soares Telles, integrante dos diretórios Nacional e estadual (RJ) do PDT, faleceu  sábado  passado (26/2) após longa doença, deixando um filho e netos. Formada em Letras (1975), em Psicologia (1982) e em Direito (1983), Olga era ativa participante das reuniões do PDT e de várias entidades onde militou em paralelo como o Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), fundado por Barbosa Lima Sobrinho, desde 1989; Movimento de Aposentados e Pensionistas do PDT, onde era diretora; e Federação de Mulheres do Rio de Janeiro, que presidiu.

Olga também foi  diretora da TV Comunitária da Cidade do Rio de Janeiro, onde era titular do programa “Brava Gente”; além de presidente, também,  da Associação dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), nos anos 70, onde trabalhou. Professora concursada do  Rio de Janeiro, deu aulas na rede estadual e na rede municipal de Nilópolis, e trabalhou ainda como professora, nas décadas de 50 e 60, na Campanha Nacional de Alfabetização de Adultos (de 1955 a 1960); e na Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG).

Olga Amélia recebeu a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes, através do  deputado Paulo Ramos, em 2002. Ela também participou, ativamente, do Fórum Social Mundial como representante do Modecon e da Federação de Mulheres.

Brizolista da primeira hora, Olga Amélia sempre puxava o coro que encerrava as reuniões do PDT usando o refrão do Hino da Independência: “Brava gente brasileira/Longe vá, temor servil/Ou ficar a pátria livre/Ou morrer pelo Brasil”

No Modecon, onde foi secretária desde a sua fundação, era a principal auxiliar da vice-presidente Maria Augusta Tibiriçá Miranda, que depois se tornou presidente com a morte do Dr. Barbosa Lima Sobrinho, e teve papel importante nas campanhas do Modecon contra as privatizações de estatais brasileiras estratégicas como a CSN, a Vale do Rio Doce e a Telebrás.

Maria José Latgé, presidente do Movimento dos Aposentados do PDT, divulgou pelas redes sociais, a seguinte mensagem: “A nossa amiga querida, valorosa e grande companheira Olga Amélia fez sua passagem. Olga esteve sempre presente nos eventos do MAPI ena luta por um Brasil melhor. Sua luta sempre será lembrada e ela sempre estará presente”.

Já a TV Comunitária do Rio, pelas redes sociais, informou: “A direção da TVCRIO lamenta informar o falecimento de nossa diretor Olga Amélia. Uma guerreira apaixonada pela justiça, que sonhava por um mundo sempre melhor. Sua presença transmitia lealdade, entusiasmo e alegria. Divididos a dor de seus parentes e admiradores buscando conforto no seu primoroso legado”.

 

Assista a um dos programas “Brava Gente”, de Olga Amélia, na TV Comunitária

https://youtu.be/TocumBtzfJI