Reino Unido fecha comitê regulador de imprensa


08/03/2012


A Comissão de Reclamações contra a Imprensa do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira, 8 de março, que será fechada e posteriormente substituída por outra organização. O órgão é subordinado ao Parlamento inglês e foi muito criticado depois dos escândalos dos grampos telefônicos, que fecharam as portas do tablóide dominical News of the World, que pertencia ao magnata australiano Rupert Murdoch.
 
 
Um diretor de transição foi nomeado para conduzir o processo de reestruturação da comissão, e buscar a formação de outro organismo que terá uma equipe diferente, mas com os mesmos recursos. A votação pelo fechamento da atual comissão foi decidida durante uma reunião realizada em fevereiro, conforme divulgou a Folha Online.
 
 
A Comissão de Reclamações contra a Imprensa é formada com representantes dos meios de comunicação, e foi acusada de ineficiência pelas pessoas que tiveram seus telefones grampeados ilegalmente pelos tablóides do Reino Unido. As vítimas estão recorrendo à Justiça pedindo reparação.
 
 
O poder da comissão é exigir direitos de respostas aos jornais, mas sem aplicar multas nos veículos. Uma das suas principais acusadoras é a autora do livro “Harry Poter”, J. K. Rowling, que teve seu telefone grampeado por um jornalista do News of the World.
 
 
Em alusão à J. K. Rowling — que chamou a comissão de “sem dente, e na melhor das hipóteses apenas um exercício de tapa na cara” —, o diretor da organização David Hunt disse que após a reformulação os britânicos receberão “um regulador da imprensa com dentes pela primeira vez”. Segundo ele, o grupo ganhará “uma estrutura autorregulatória independente que todos irão aprovar”.

* Com informações da Folha Online.