O racismo no futebol brasileiro sob o olhar da psicologia


15/11/2021


Por Marcos Gomes,  jornalista, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI
No mês da Consciência Negra, o ABI Esporte aborda “Os Impactos do Racismo na Subjetividade do Jogador de Futebol Negro”, tema da pesquisa dos Psicólogos Fábio Teixeira e Paula Ângela de figueiredo.
Graduado pela PUC-MG com ênfase em Políticas Públicas, Fábio Alves decidiu estudar o racismo no futebol, a partir de sua paixão pelo esporte aliada à identificação da pauta racial.
Apresentado por Marcos Gomes, o ABI Esporte tem a participação dos jornalistas Miro Nunes, Angelica Basthi e Camilla Shaw, integrantes da Cojira-Rio – Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial -, órgão de assessoramento do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. Assista no canal da ABI no Youtube – bit.ly/3uZn84f
– Tenho visto sucessivos casos de racismo no esporte ao longo dos anos. Essa situação me possibilita colocar em xeque a ideia de que há uma democracia racial no esporte, justificada pelo fato de que a projeção dos atletas independe de sua cor, pois aconteceria pelo mérito de seu esforço em treinar suas potencialidades – assinala o psicólogo Fábio Alves.