Prêmio Vladimir Herzog 2012


25/06/2012


Estão abertas até 3 de agosto as inscrições para o 34º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que reconhece anualmente iniciativas de valorização da democracia, cidadania e direitos humanos na mídia brasileira.
 
Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias Artes(ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reprotagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet. Nesta edição 2012 está sendo lançada ainda a categoria especial com o tema “Criança em situação de rua”, para todas as mídias.
 
As inscrições podem ser feitas pelo endereço WWW.premiovladimirherzog.org.br, para trabalhos publicados entre 2 de setembro de 2011 e 3 de agosto de 2012.
 
Pela primeira na história da premiação, a escolha dos vencedores será realizada em sessão pública com transmissão ao vivo pela internet. O julgamento dos trabalhos será realizado no dia 10 de outubro, na Sala Sérgio Vieira de Melo, na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 23 de outubro, às 19h30, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
 
Desde 2009, a comissão organizadora indica um jornalista para ser agraciado com o Prêmio Especial Vladimir Herzog. Já foram homenageados Lourenço Diaférria(in memorian), Perseu Abramos(in memorian), David Moraes, entre outros. Em 2012, em caráter excepcional, foram indicados Alberto Dines e Lúcio Flávio Pinto.  
 
A 34ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovida e organizada pela Associação Brasileira de Imprensa; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – OAB/SP, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. 
O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi instituído em 1978 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comitê Brasileiro de Anistia; Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Associação Brasileira de Imprensa – Seção São Paulo – ABI/SP; Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo – OAB/SP, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e Família Herzog.
 
Desde a sua primeira edição, realizada em 1979, o Prêmio tem como finalidade reconhecer e premiar os jornalistas que, através de seu trabalho, colaboram com a promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais; homenagear personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da cidadania e dos direitos humanos e sociais; reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog, preso pela ditadura militar, torturado e morto nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975.