19 de agosto de 2022


O longo caminho da morte no Cine Macunaíma


06/07/2021


Por Vera Perfeito, conselheira e Diretora de Cultura da ABI


Othon Bastos no Macunaíma hoje

O Cineclube Macunaíma exibe hoje, a partir das 10hs e até segunda-feira, O longo caminho da morte, de Julio Calasso, que morreu no mês passado, aos 80 anos. Às 19h30, terá início o debate sobr eo filme com o cineasta Sílvio Tendler e seus convidados: o produtor musical Pedro Calasso, filho de Júlio, o cineasta  Well Darwin, além da atriz Andrea Dantas. O mediador será o jornalista Ricardo Cota. Pelo canal da ABI no YouTube.

O filme O longo caminho da morte (1972) é um drama sobre uma família de coronéis, dona de terras para plantio de café e suas relações com o mundo que escancaram as modificações na sociedade brasileira do século XX, com 1h25 de projeção. No elenco, estão Othon Bastos e Dionísio Azevedo.

 

Diretor

lio Calasso estreou no cinema no filme Bandido da Luz Vermelha e também participou de filmes de Carlos Reinchenbach. Ele dirigiu o longa O longo caminho da morte, e m 1972, além do documentário “Plínio Marcos nas Quebradas do Mundaréu” (2015), com a participação de Neville d’Almeida e Tônia Carrero. Como produtor musical, produziu discos de nomes como Moraes MoreiraItamar Assumpção, Joelho de Porco, Novos Baianos, entre outros.

Os convidados para o debate:

Pedro Calasso – cantor, percussionista e compositor no Som Nosso de Cada Dia, no projeto Preto Véio e Tambores da Serra. E ainda produtor musical, diretor de arte e editor. É filho de Julio Calasso.

Andrea Dantas – atriz desde 1963, fez diversas novelas na TV Globo como Insensato coração. É irmã do ator Nelson Dantas.

Well Darwin – cineasta. Hoje é sócio na DGT filmes. É diretor e roteirista do longa “Berenice” (Around Internacional Film Festival Amsterdã 2017 – melhor filme julho/2017). É criador da Picaretus Corporium, produtora voltada para o cinema experimental, onde acumula mais de 50 filmes.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012