No Dia da Imprensa, a ABI saúda o povo e pede passagem (e respeito)


01/06/2023


Nesta quinta-feira (1), é comemorado o Dia da Imprensa.

A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.

No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.

Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa passou a ser celebrado em 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.

O Senado vai realizar nesta sexta-feira (2), às 14h, uma sessão especial para celebrar o Dia da Imprensa, requerida pela senadora Leila Barros (PDT-DF) e outros, que foi aprovado pelo Plenário em 10 de maio.

“A importância e a influência da imprensa mantêm-se destacadas em qualquer sociedade democrática, motivo pelo qual a imprensa deve ser sempre responsável, porém, acima de tudo livre, para informar de forma transparente a população”, ressaltou a senadora Leila.

Neste Dia da Imprensa, a ABI saúda o povo e pede passagem, reafirmando seu compromisso com a defesa intransigente da liberdade de imprensa, da democracia. da regulamentação do exercício da profissão e da aprovação da chamada PEC do Diploma, o apoio ao Projeto das Fake News, o cumprimento do Código de Ética dos Jornalistas e, especiamente, o repúdio às manipulações de setores da mídia corporativa que fazem coro às manobras para desestabilizar o governo Lula e a reconstrução do Brasil.