Atentado mata dois jornalistas no Iraque


20/06/2017


Nuvens de fumaça após um ataque de um carro-bomba na Cidade Velha de Mossul (Imagem:AFP)

Uma explosão de uma mina no centro de Mossul, no Iraque, matou os jornalistas Stéphan Villeneuve, da França, e Bakhtiyar Haddas, iraquiano. O atentado, na manhã de segunda-feira, ainda deixou outro repórter gravemente ferido. Um terceiro francês escapou ileso do ataque, mas está em estado de choque. Segundo o tradutor curdo de Villeneuve, ele morreu na hora.

O jornalista francês Stéphan Villeneuve morreu nesta terça no hospital (Imagem: Reprodução)

As vítimas foram levadas para o hospital de uma base militar dos Estados Unidos na cidade. Véronique Robert, que acompanhava Villeneuve, está em estado crítico. Haddas, jornalista do canal de notícias curdo 24, também foi morto instantaneamente.

Os três jornalistas independentes franceses, que cobriam a recuperação da cidade, foram antigos por uma mina, de acordo com informações de autoridades americanas. Véronique Robert e Stéphane Villeneuve produziam uma reportagem sobre a batalha de Mossul no Iraque para o programa “Enviado especial”, da France 2. O terceiro repórter é Samuel Forey e trabalha como freelancer para vários meios de comunicação. Ele foi ferido por estilhaços, mas está bem.

— Ele está em uma base americana no sul de Mossul, com lesões nos braços e no rosto — disse uma testemunha.

O conflito

Apoiado por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, as forças iraquianas levam a cabo, desde outubro, uma grande ofensiva para expulsar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) de Mossul, que foi tomada em junho de 2014.

Mossul, segunda cidade do Iraque, é o último grande reduto urbano do grupo terrorista no país.

Segundo a RSF, com estas mortes sobe para 27 o número de jornalistas mortos desde 2014 no conflito no Iraque.