Esposa de correspondente do The Washington Post é libertada no Irã


Por Igor Waltz*

06/10/2014


A jornalista iraniana Yeganeh Salehi e o marido Jason Rezaian (Crédito: AFP)

A jornalista iraniana Yeganeh Salehi e o marido Jason Rezaian (Crédito: AFP)

O Washington Post anunciou nesta segunda-feira, 6 de outubro, que as autoridades do Irã libertaram a jornalista Yeganeh Salehi, de 30 anos, esposa de Jason Rezaian, correspondente do jornal em Teerã. Ela foi presa junto com o marido há dois meses e foi liberada por meio do pagamento de fiança. Rezaian, que é iraniano-americano, permanece detido.

De acordo com o The National, o irmão de Rezaian, Ali Rezaian, afirmou que Salehi foi solta no fim da semana passada, após ter tido permissão para visitar seu marido. Ali Rezaian ainda teria declarado que os dois estavam “psicologicamente saudáveis”. Ele acrescentou que Yeganeh não pode mais trabalhar como jornalista no Irã.

O casal foi preso em 22 de julho como parte de questões ligadas à segurança da república islâmica, sob acusações ainda não divulgadas. Jason Rezaian, de 38 anos, trabalhava para o Post em Teerã desde 2012 e Yeganeh colaborava com o jornal dos Emirados Árabes The National.

A família de Yeganeh agradeceu a libertação sob fiança. “Estamos convencidos de que Jason não cometeu nenhum crime, e rezamos para que o governo iraniano chegue à mesma conclusão e o liberte também”, disseram os parentes em comunicado.

Em meados de agosto, um funcionário do Judiciário disse que os dois jornalistas foram detidos por uma questão vinculada à segurança do país. No fim de julho, outro funcionário falou de ‘atividades dos inimigos (do Irã) e de seus agentes’, em relação as duas detenções. E em agosto um jornal conservador mencionou acusações de espionagem.

Uma fotógrafa iraniano-americana e seu marido, que foram detidos junto com eles, já foram libertados.

O Irã não reconhece a dupla nacionalidade, e por isso rejeitou os apelos do Departamento de Estado americano sobre Rezaian e dos que foram detidos junto com ele, segundo o Washington Post.

* Com informações do AFP e da Associated Press.