RSF denuncia onda de detenções de mulheres jornalistas no Irã


Por Igor Waltz*

28/07/2014


A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou um comunicado nesta segunda-feira, 28 de julho, em que denuncia o aumento do número de mulheres jornalistas e internautas detidas no Irã. Com a prisão de duas jornalistas iranianas e uma fotógrafa norte-americana, o número de prisões chegou a dez.

Irã é “a primeira prisão do mundo para mulheres jornalistas e internautas”, denunciou a RSF, ao lembrar que na atualidade 65 comunicadores permanecem retidos em prisões iranianas, dentre os quais dez são mulheres, e três têm nacionalidades de outros países.

A RSF disse em comunicado que não sabem nem os motivos nem as autoridades responsáveis pela detenção dessas três jornalistas, que aconteceu em 22 de julho em seus domicílios em Teerã.

As sete jornalistas que já foram condenadas foram sentenciadas a penas que variam entre seis meses e 20 anos de prisão. A RSF acusou o presidente iraniano, Hassan Rohani, de descumprir suas promessas de libertar todos os presos de opinião e de facilitar, com “seu silêncio”, a repressão contra a liberdade de informação.

Correspondente

Na última semana, as autoridades iranianas detiveram o correspondente em Teerã do jornal The Washington Post e de sua esposa, também jornalista. Rezaian, de 38 anos, é correspondente em Teerã desde 2012. O jornalista, que tem nacionalidade americana e iraniana, é um dos poucos correspondentes de meios de comunicação ocidentais credenciado como permanente no país e o único norte-americano. Sua esposa, Yeganeh Salehí, trabalha no jornal iraniano National.

Em comunicado, o diretor Internacional do Washington Post, Douglas Jehl, lamentou a situação. “Estamos muito inquietos por estas notícias e preocupados com o bem-estar de Jason, Yeganeh e outros dois fotógrafos que aparentemente foram detidos com eles”, disse em nota.

As autoridades iranianas declararam que não irão divulgar os motivos das prisões até o término da investigação.

*Com informações da EFE, do G1, da RSF e do Portal Imprensa.