Morre o lendário Mike Wallace


09/04/2012


O jornalista norte-americano Mike Wallace, 93 anos, apresentador do programa “60 Minutes”, da rede CBS, durante cerca de quatro décadas, morreu no último sábado, dia 7, em decorrência de problemas cardíacos, em uma clínica em New Haven, onde residia, localizada no Estado de Connecticut(EUA).

 

A morte do apresentador foi comunicada na manhã seguinte, dia 8, por Bob Scheiffer, apresentador do programa “Face the Nation”, também da CBS. No próximo dia 15, a emissora vai exibir um documentário especial sobre a trajetória pessoal e profissional do jornalista, que, com seu estilo marcante, tornou-se referência no jornalismo televisivo, transformando o programa “60 Minutes” em uma das atrações mais prestigiadas da televisão norte-americana a partir dos anos 1960.

 

“A extraordinária contribuição de Wallace como repórter televisivo não tem medida, já que representou uma força dentro da televisão desde suas origens”, disse Leslie Moonves, Presidente da CBS Corporation.

 

Ao longo dos 38 anos à frente do “60 Minutes”, Mike Wallace atuou em cerca de 800 reportagens e conquistou 20 prêmios Emmys. Entre os inúmeros entrevistados estão todos os Presidentes dos EUA desde John F. Kennedy, com exceção de George W. Bush, Malcolm X, Martin Luther King Jr., Yasser Arafat, Aiatolá Khomeini, Deng Xiaoping.

 

Apesar de ter se aposentado em 2006, o jornalista participava de algumas edições especiais do programa. De acordo com o site americano TMZ, a última entrevista de Wallace foi com o jogador de beisebol aposentado Roger Clemens, em 2008.

 

Antes da estreia no programa da CBS, em 1968, Wallace já havia atuado em emissoras de rádio e TV nas funções de locutor, repórter, âncora e também como ator.

 

Nascido no Brookline, em Massachusetts, em 9 de maio de 1918, Mike Wallace, que se casou quatro vezes, deixa os filhos Pauline e Chris. O terceiro filho, Peter, morreu em 1962.

 

EM>*Com Reuters, EFE e CBS.