16 de agosto de 2022


Morre o escritor e jornalista Ivanir Yazbeck, aos 79 anos


14/12/2020


Ivanir Yazbeck (Arquivo: Cesar Romero)

O jornalista e escritor Ivanir Yazbeck morreu neste domingo, 13, aos 79 anos, em decorrência de complicações de um AVC. Segundo informações da família, ele tinha câncer e estava internado no Hospital Santa Casa de Juiz de Fora, há duas semanas.

Ele deixa uma filha, Ligia  e uma neta, Alice.

Filho de libaneses, Ivanir nasceu em Juiz de Fora.

Foi apresentado ao jornalismo pelo amigo Fernando Gabeira e se tornou repórter, fotógrafo e redator do Jornal Binômio em Juiz de Fora. No início da década de 60, foi para Belo Horizonte, no Correio de Minas. Nesta época trabalhou também na revista Alterosa, dirigida por Roberto Drummond.

No Rio trabalhou nos principais veículos de imprensa, no Jornal do Brasil, semanário Domingo Ilustrado, da Editora Bloch e em O Globo. Em 1990, seguiu para “O Dia”, como editor de arte, tendo sido um dos responsáveis pela reformulação gráfica do jornal.

Escreveu dez livros, entre biografias e coletâneas, que traziam quase sempre Juiz de Fora como pano de fundo.

Em 2011, lançou “O Real Itamar”, biografia autorizada do ex-Presidente da República e conterrâneo.

Sua última incursão no jornalismo impresso foi em 2003, quando a convite de Omar Peres e Fritz Utzeri, colaborou na criação do “Jornal Panorama”.

 

 

 

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012