Radialista Luiz de França morre no Rio aos 71 anos


28/07/2017


Luiz de França. Foto: Divulgação

O radialista Luiz de França, 71 anos, morreu nessa madrugada, em sua casa, na Tijuca, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Depois de ficar internado uma semana no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte do Rio, por conta de uma insuficiência respiratória, se recuperava bem em casa. Luiz de França foi comunicador da Rádio Globo durante 28 anos.

Em uma rede social, seu neto, Raphael de França, contou que o avô o chamou. “Foi o tempo de me chamar, apertar minha mão e partir…”. O enterro de Luiz de França acontecerá neste sábado, às 13h, em Barbacena, Minas Gerais.

Luiz Gonzaga França Carneiro nasceu em Barbacena/MG em 3 de fevereiro de 1946.

Iniciou a carreira em 1961, transmitindo bailes de carnaval e comandando programas de entretenimento na Rádio Correio da Serra, na cidade natal, e também na Rádio Barbacena (MG).

Em 1963, participou e venceu o concurso do programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, e como prêmio tornou-se locutor da TV Tupi e da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro/RJ. Apresentou programas como Portugal sem Passaporte e Repórter Esso, substituindo o titular Heron Domingues.

Nos anos 70, foi dono da Rádio Difusora, de Petrópolis/RJ.

No mesmo ano foi para o Sistema Globo de Rádio, começando como locutor noticiarista (nos programas O Globo No Ar e Globo Girando a Notícia) e, posteriormente, assumiu o primeiro programa, o Show da Noite, por volta de 1983.

Em 1985, teve uma rápida passagem pela Rádio Globo de São Paulo/SP, onde substituiu Ely Corrêa. No mesmo ano, França passou a comandar as tardes da emissora, substituindo Waldir Vieira.

No ano de 1999 França foi para a Super Rádio Tupi (RJ), onde permaneceu até meados de 2007. Desde 2007 apresentava programas na Rádio Manchete AM 760.

De 2008 até 2015, na Rádio Manchete AM 760, comandou seu programa diretamente de sua cidade natal, Barbacena, através de uma linha digital, das 15h às 17h de segunda à sexta.