Jornalistas de rádio cristã são assassinados no Mali


18/12/2015


size_810_16_9_forcas-de-seguranca-proximas-ao-hotel-de-luxo-radisson-em-bamako-mali-jihadistas-invadiram-o-hotel-e-mantiveram-170-refensBamaco – Dois homens armados atacaram uma rádio confessional cristã em Timbuktu, no norte de Mali, matando três jornalistas, segundo informou a Agência EFE. O ataque ocorreu na noite dessa quinta-feira (17) contra a rádio Taharitt, que pertence à Missão Evangélica Cristã de Timbuktu. Dois agressores cobertos com turbantes abriram fogo contra a porta da emissora, assassinando três locutores.

Os investigadores suspeitam de crime por razões confessionais. Ninguém reivindicou o assalto.

O ataque coincide com os preparativos para as festividades muçulmanas de nascimento do profeta Maomé e das cristãs de Natal e de fim de ano; ambas realizadas no Mali.

A situação no norte do Mali, na região desértica do Azawad, é instável desde que caiu nas mãos dos separatistas tuaregues e dos jihadistas extremistas, após o golpe militar de 2012. A partir daí, são registrados o aumento na região dos ataques contra as forças armadas malinesas, a missão da ONU neste território (Minusma) e os civis.