4 de outubro de 2022


Morre mais um jornalista
do SBT no Rio


22/04/2020


Cinegrafista Robson Thiago Mesquita (Imagem: Reprodução)

Por Arnaldo César

Morreu, na noite da última terça-feira  (21/04), o cinegrafista Robson Thiago Mesquita, 42 anos. É o segundo profissional da sucursal do SBT no Rio que não resistiu à contaminação pelo coronavírus. Conhecido pelos colegas de redação como “Tio Chico”, ele estava internado, no Hospital Badin, na Tijuca, há 15 dias. Seu estado era crítico. Teve inclusive que passar por várias sessões de hemodiálise.

Mesquita morreu sem conhecer a filha Valentina que nasceu neste período em que estava internado, lutando contra o Covid-19.

No mesmo Hospital, havia falecido, no dia 13 passado, o editor de imagens José Augusto Nascimento, 57. Durante o processo de tratamento, Nascimento gravou alguns áudios no qual expõe a situação precária em que funciona a redação carioca do SBT, no Campo de São Cristóvão.

Antes mesmo desses episódios lamentáveis, a ABI havia acionado o Ministério Público do Trabalho – MPP-RJ – em busca de iniciativas por parte das empresas de comunicação na prevenção e proteção dos seus profissionais.  Com sugestões desta associação foi elaborado um documento com 25 sugestões que vai reproduzido abaixo.

Setenta e cinco pessoas trabalham nas instalações do SBT em São Cristóvão. Destas, 35 estavam contaminadas até o dia 15/04. Dentre eles, apresentadores, repórteres, editores, motoristas, cinegrafistas e até os médicos do trabalho e o editor-chefe. A denúncia formalizada pela ABI foi sorteada para a procuradora Lucienne Vasconcelos que, imediatamente, intimou a direção da emissora e pediu uma fiscalização da Vigilância Sanitária no local.

Os fiscais sanitários estiveram lá, no dia 14, logo em seguida a morte do editor de imagem. No laudo produzido disseram não ter encontrado irregularidades. Muito embora, na redação não existam janelas e muito menos circulação de ar adequada.

Até a quarta-feira (22/04), foram realizadas três audiências por videoconferência. Uma delas com a âncora  do telejornal SBT-Rio, Isabele Benito, 40. O marido dela esteve internado por conta da Covid-19. Assintomática, ela continuou apresentando o programa por dois dias.

O procedimento aberto pelo MPT corre em sigilo. Dele fazem parte exames médicos de todos os contratados da emissora. A procuradora Lucienne Vasconcelos  deu um prazo até o próximo dia 29/04 para que o SBT implante todas as medidas necessárias para proteger seus funcionários. O que vai da realização de exames médicos e internações até uma série de providências de desinfecções rotineiras dos espaços, equipamentos e veículos utilizados nas reportagens e distribuição de máscaras e álcool em gel.

No dia 29, será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – com a representação do SBT. Na hipótese de a emissora não aceitar as condições,  MPT-RJ proporá uma Ação Civil Pública para que a redação de São Cristóvão seja, imediatamente, interditada.

É importante que todos os associados da ABI que conhecerem colegas que trabalham no SBT solicitem informações se estão obedecendo as determinações do MPT.

A ABI juntamente com a FENAJ, o Sindicato dos Jornalistas o Município do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Radialistas também solicitaram ao MPT que proceda da mesma maneira com todas as redações do Estado do Rio.

Como se sabe, jornalistas, radialistas, comunicadores e blogueiros exercem uma atividade essencial, neste grave momento de pandemia. Trabalhar em situação de alto risco numa hora dessas é um dos fundamentos desta profissão. Por isso, a prevenção e a proteção é fundamental e deve ser cobrada por todos.

Pensando nisso, a ABI colaborou com a procuradora Cynthia Simões Lopes, também do MPT-RJ, na produção de 25 recomendações de prevenção à Covid-19 às empresas de comunicação do Estado. No dia 24/04,  o documento foi encaminhado os sindicatos e associações patronais de mídia.

Eis o link para o documento com as recomendações do MPT-RJ: 

https://mail1.uol.com.br/attachment?msg_id=NjAyMQ&ctype=covid_19_-_Recomendacao__Empresas_de_Comunicacao+%281%29.docx&disposition=attachment&content_id=%3C5e96418dd7d70_ee62b23b6ae91101157b%40ip-10-81-19-35.ec2.internal.mail%3E&folder=SENT&attsize=48546&content_id=%3C5e96418dd7d70_ee62b23b6ae91101157b@ip-10-81-19-35.ec2.internal.mail%3E&accountId=0

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012