Momentos da centenária história do Internacional


17/07/2009


Estádio dos Eucaliptos 

Inaugurado em 15 de março de 1931, o estádio recebeu aproximadamente 22 000 espectadores para assistir o Grenal vencido pelo time colorado por 3 a 0. Na Copa do Mundo de 1950 foram realizadas duas partidas: Iugoslávia 4 x México 1, no dia 29 de junho; e Suíça 2 x México 1, em 2 de julho. As três seleções faziam parte do grupo do Brasil. 

Em 25 de março de 1969, dez dias antes da inauguração do Estádio do Beira-Rio, houve a despedida da velha praça de esportes com o jogo entre Internacional e Rio Grande. O time da casa venceu por 4 a 1 na presença de vários jogadores veteranos que foram convidados para a festa. 

O Rolo Compressor da década de 40 

O Rolo Compressor compreende as equipes que conquistaram o hexa campeonato gaúcho de 1940/41/42/43/44/45. Este o time bicampeão de 40/41: em pé, Tesourinha, Russinho, Vilalba, Carlitos, Brandão, Niquelagem e Alfeu; agachados, Júlio, Ary, Assis e Ruy. 

Na série do hexacampeonato gaúcho Tesourinha e Adãosinho estiveram juntos em 44 e 45. Os dois foram convocados para a Copa do Mundo de 50. O ponta-direita foi cortado por contusão antes do início do mundial e o centro-avante integrou o elenco brasileiro vice-campeão do mundo. 

O ano de Larri 

Depois de se sagrar tetracampeão gaúcho de 1950 a 1953 e vice-campeão de 1954, o Internacional recuperou o título em 1955. Na decisão contra o Grêmio, os colorados venceram por 3 a 1. Time antes do Grenal decisivo em 1955: em pé, Oreco, Lapaz, Florindo, Lindoberto, Odorico e Mossoró; agachados, Luisinho, Bodinho, Larri, Jerônimo e Chinesinho. 

Na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, Larri foi o destaque do jogo. Ele leva perigo para o goleiro Sérgio. Os artilheiros da partida foram: Jerônimo (Inter 1 a 0), Bodinho (Inter 2 a 0), Bodinho (3 a 0) e Juarez (Grêmio 1 a 3).
Beira Rio, um sonho realizado 

Sessenta anos após a sua fundação, o Internacional inaugurou o seu belo Estádio do Beira-Rio, cujo verdadeiro nome é José Pinheiro Borba, em homenagem ao engenheiro português que administrou as obras.
No dia 4 de abril de 1969, o convidado para a festa foi o Benfica. O time gaúcho ganhou por 2 a 1. O centro-avante Claudiomiro abriu a contagem e passou para a história como o autor do primeiro gol no novo estádio. 

Grandes times e muitas conquistas 

Na década de 70, o Internacional conquistou o octacampeonato gaúcho de 1969 a 1976 e o título de bicampeão brasileiro de 1975/76. Era a época de grandes times com jogadores excepcionais como Manga, Figueroa, Falcão, Paulo César Carpegiani, Lula. Uma das formações do Internacional no período de ouro dos anos 70: em pé, Manga, Cláudio, Figueroa, Vacaria, Marinho Perez e Falcão; agachados, Valdomiro, Jair, Dario, Batista e Lula. 

A maior conquista colorada 

Fernandão aparece na capa do Correio do Povo erguendo o troféu de campeão da Taça Libertadores, conquistado no dia 16 de agosto de 2006.

O Internacional disputou a Taça Libertadores da América. Na final contra o São Paulo o inter venceu por 2 a 1 no Morumbi e empatou no último jogo de 2 a 2 em Porto Alegre. 

Em dezembro a delegação do Internacional partiu para Tóquio. Os adversários no Mundial Interclubes organizado pela FIFA eram o AL Ahly, do Egito, campeão da África, o América, do México, campeão da CONCACAF, o Auckland, campeão da Oceania, o Barcelona, campeão europeu, e o Jeonbuk, da Coréia do Sul, campeão asiático. 

O Internacional e o Barcelona entraram nas semifinais. No dia 10 de dezembro, os comandados de Abel Braga venceram os campeões africanos por 2 a 1 e uma semana depois conquistaram o título mundial derrotando o poderoso Barcelona por 1 x 0. 
 

Centro Histórico-Esportivo 

O próximo encontro da série “Futebol arte: a arte do futebol” será realizado na primeira 3ª feira de agosto, dia 4, no Auditório Belisário de Souza, no 7º andar da sede da Associação Brasileira de Imprensa, na Rua Araújo Porto Alegre, 71.
Os comentaristas do Sistema Globo-CBN de Rádio, Luís Mendes e Álvaro Oliveira Filho e o Prof. Ronaldo Helal, da UERJ, debaterão sobre o tema “Futebol e Rádio”.

Lançamento

BRASIL X ARGENTINA – Histórias do maior clássico do futebol mundial (1908 – 2008)

Livro do jornalista Newton César de Oliveira Santos

À venda no site www.livrosdefutebol.com