BBC enfrenta greve de jornalistas


18/02/2013


Jornalistas da British Broadcasting Corporation – BBC, emissora pública britânica de rádio e TV, decidiram entrar em greve por 24 horas, durante esta segunda-feira, 18 de fevereiro, em protesto contra demissões de 30 funcionários. A greve foi organizada após o National Union of Journalists (NUJ, o sindicato da categoria) não chegar a um acordo com a direção da BBC em relação ao deslocamento para outros departamentos dos empregados que hoje ocupam vagas que serão extintas.
 
A greve deixou as redações esvaziadas e vários programas tiveram de substituir seus apresentadores, que aderiram à paralisação. O BBC Breakfast, o noticiário matinal, teve apenas um apresentador. Vários programas da rádio 5Live foram cancelados. Vários outros programas ao vivo foram substituídos ao longo do dia por documentários e programas gravados.
 
As 30 demissões forçadas afetarão o Serviço Mundial da BBC, a BBC Escócia, a rede Asian Network e a rádio 5Live, segundo o NUJ.
 
Segundo o jornal britânico The Guardian, o sindicato alega que a BBC já cortou 7 mil empregos desde 2004 e planeja demitir mais 2 mil nos próximos cinco anos em um plano de redução de custos. Os sindicalistas querem que a emissora conserve as vagas por seis meses para que haja negociação.
 
Corte de custos
 
O corte de custos em curso na BBC está por trás das demissões. A empresa, que é financiada por uma taxa anual paga por todos os britânicos que têm acesso ao conteúdo da BBC, seja por televisão em casa ou computador, a chamada Licence Fee, precisa enxugar suas despesas em 20% até 2017. A empresa teve, entre os anos de 2011 e 2012, um orçamento de 5,086 bilhões de libras esterlinas (equivalente a R$ 15,5 bilhões).
 
A BBC possui, hoje, cerca de 23 mil funcionários. Para evitar o desligamento de alguns deles, a emissora tenta realocá-los em outros departamentos ou unidades no interior do país.
 
O sindicato tem feito a mediação do processo, mas não chegou a um acordo sobre o deslocamento dos 30 cargos em vias de serem extintos. A secretária geral da NUJ, Michelle Stanistreet, alega que a iniciativa tem por objetivo “defender os empregos e a qualidade do jornalismo” na emissora.
 
Um porta-voz da BBC disse no último domingo, 17 de fevereiro, que ainda é “muito cedo” para especular sobre possíveis efeitos da greve em sua programação e expressou desapontamento com o plano de greve. “Infelizmente, a ação não altera o fato de que a BBC precisa atingir metas para economizar”, disse ele.
 
O porta-voz também disse que entende o quanto as demissões podem ser difíceis, mas alegou que a BBC está trabalhando para garantir que os funcionários sejam realocados sempre que possível.
 
*Com informações da BBC Brasil e do jornal O Globo.