Brasileiro ganha Prêmio Rei da Espanha


24/01/2013


O fotógrafo brasileiro Wilton de Sousa Júnior venceu nesta quinta-feira, 24 de janeiro, o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia pela imagem de um protesto de índios no Rio de Janeiro. A foto premiada foi tirada em uma das manifestações organizadas por grupos indígenas durante a Conferência Rio+20, que reuniu na cidade mais de 100 chefes de Estado e de Governo.
 
A imagem, publicada no jornal O Estado de São Paulo no dia 24 de junho de 2012, o fez conquistar o prêmio pela segunda vez consecutiva, já que o havia obtido na edição anterior com uma foto da presidente Dilma Rousseff durante uma cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ).
 
“A importância dessa foto, agora reconhecida com o prêmio, é que mostra uma luta, um povo aguerrido na busca de direitos, em um Brasil onde muitas vezes predomina a passividade”, disse Wilton Júnior.
 
O fotojornalista, de 38 anos, trabalha no jornalismo há 20 anos, e está desde 2001 na sucursal do Estadão no Rio de Janeiro. Ele participou de várias coberturas, entre elas a da prisão dos assassinos do jornalista Tim Lopes (setembro de 2002), a passagem da tocha olímpica pelo Rio (abril de 2004), a visita do papa Bento XVI à cidade de São Paulo (maio de 2007), a Copa América na Venezuela (junho e julho de 2007) e a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
 
Wilton também colaborou com os jornais Folha DirigidaJornal dos Sports e O Dia. Em 2003, foi um dos finalistas do Prêmio Ayrton Senna, com uma foto intitulada “Caçada urbana”.
 
Wilton Júnior explicou que o Prêmio Rei da Espanha do ano passado foi o primeiro de sua carreira e que por isso não tem palavras para explicar sua emoção por ser reconhecido pelo segundo ano consecutivo.
 
“É um grande honra. É uma imensa alegria. Não tenho palavras para explicar. Acho que sou o único brasileiro que obteve duas vezes o prêmio (Rei da Espanha), agora vamos lutar pelo terceiro”, afirmou.
 
Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha são convocados anualmente pela Agência Efe e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e para o Desenvolvimento (AECID). Nesta 30ª edição, o prêmio na categoria de Fotografia, que teve 24 candidatos, foi de 6 mil euros (cerca de R$ 16,3 mil) e uma escultura do artista Joaquín Vaquero Turcios. O Rei Juan Carlos entregará os prêmios aos agraciados nos próximos meses, em uma data a ser determinada.
 
* Com informações da Agência EFE, rádio Jovem Pan e portal G1.