Moção contra Marco Feliciano à frente da CDH


08/04/2013


O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial(CNPIR) vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República(SEPPIR), publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 8, moção de repúdio contra a indicação do Deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados(CDH).
 
Na nota o Conselho considera “inaceitável a permanência do deputado na Presidência da Comissão dos Direitos Humanos, visto que afronta os princípios de liberdade, respeito e dignidade da pessoa humana, que devem ser assegurados independentemente do pertencimento racial e da orientação sexual”.
 
Em outro trecho do documento, o Conselho diz que “a trajetória e a postura do deputado em relação à população LGBT e à população negra se revelam preconceituosas e excludentes, causando insatisfação aos mais diversos segmentos sociais, com manifestações de repúdio à indicação do parlamentar amplamente divulgada nas redes sociais e nos mais diferentes canais de comunicação.”
 
Em um vídeo postado recentemente na internert Marcos Feliciano afirma, durante um culto, que John Lennon foi morto por três tiros à queima-roupa, porque declarou que os Beatles eram mais famosos do que Jesus Cristo.
 
Na manhã deste domingo, dia 7, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, cerca de 1.500 pessoas protestaram contra a permanência de Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O ato foi organizado pelos deputados Marcelo Freixo(PSOL), Chico Alencar(PSOL-RJ), Jean Wyllys (PSOL-RJ), pela ONG Justiça Global, pela Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, OAB, e por lideranças religiosas.
Participaram do protesto os atores Leandra e Osmar Prado e o cineasta Silvio Tendler. Na Avenida Paulista, em São Paulo, representantes de movimentos sociais também protestaram contra a permanência do pastor na comissão.

*Com informações do jornal O Globo.