MP do Vaticano pede condenação de jornalista


06/07/2016


Jornalistas Gianluigi Nuzzi (E) e Emiliano Fittipaldi, no Vaticano

Jornalistas Gianluigi Nuzzi (E) e Emiliano Fittipaldi, no Vaticano

A Agência de Notícias AFP divulgou no último dia 4 que o Ministério Público do Vaticano pediu a condenação do jornalista Gianluigi Nuzzi e mais quatro dos cinco réus processados, pela divulgação de documentos confidenciais da Santa Sé, no caso conhecido como VatiLeaks.

Segundo a Agência, Nuzzi informou, por meio de seu perfil no Twitter, que o promotor solicitou que ele cumpra um ano de prisão por cumplicidade moral. Já seu colega, Emiliano Fittipaldi, foi absolvido por falta de provas. Os demais envolvidos receberam penas de quase quatro anos de detenção.

Nuzzi e Fittipaldi utilizaram os documentos sigilosos para escrever os livros “Via Crucis” e “Avarizia”, respectivamente, em que denunciam as falhas, a má gestão financeira no Vaticano e a vida de luxo de alguns cardeais.

O Portal Imprensa publicou que esta é a primeira vez que o estado processa jornalistas por vazamento de documentos sobre malversação e desperdício de recursos do Vaticano. A medida foi classificada como uma “nova inquisição” por organizações de defesa da liberdade de imprensa.