Militantes em Cena e ABI juntos em Portugal


14/04/2023


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Os Militantes em Cena apresentarão a peça Marx baixou em mim, uma comédia indignada, tradução de Tereza Briggs a partir do original Marx in Soho, do historiador, cientista político e ativista estadunidense Howard Zinn. O texto foi escrito logo após a queda do muro de Berlim. Zinn achava que as novas gerações precisavam conhecer Karl Marx. Indignado com a crescente concentração de riqueza e a deturpação de suas ideias, Marx, no além, pede para voltar à Terra. Depois de muito protestar consegue permissão para dar uma palestra de apenas uma hora. Nesse tempo, Marx fala sobre sua vida, família, amigos e contradições. E dá uma bronca geral: “Vocês não aprenderam nada do que eu disse?”. Um espetáculo de humor e indignação.

As três apresentações serão em Lisboa. A primeira, na Associação José Afonso, autor de Grândola, Vila Morena, canção-símbolo da Revolução dos Cravos. As demais serão na Casa dos Direitos Sociais e na Casa do Brasil. A exibição na Casa dos Direitos Socias encerra o segundo e penúltimo dia do III Encontro Internacional da Frente Internacional Brasileira de Contra o Golpe e pela Democracia, FIBRA. http://fibrainternacional.org/?p=9721

A programação dos Militantes em Cena na capital portuguesa é a seguinte:
18 abril – 19h – Associação José Afonso – Rua de S. Bento 170;
22 abril – 19h30 – Casa dos Direitos Sociais – Rua Ferreira de Castro;
29 de abril – 20h – Casa do Brasil de Lisboa – Rua Luz Soriano 42.
Todas as apresentações têm entrada gratuita.

Dia 20, a diretoria de Cultura da ABI entrevista Vasco Lourenço, um dos capitães da Revolução dos Cravos e presidente da Associação 25 de Abril, com apoio do cineasta Lula de Oliveira e da produtora BRTV BRASIL TELEVISAO 36 ANOS NO AR. Lula, o cineasta, está em Portugal filmando o longa Navio negreiro, o submundo do inferno, docudrama ficcional sobre os também chamados ‘tumbeiros’ que transportavam seres humanos de cor preta para serem escravos nas colônias europeias de além-mar. O roteiro e a direção de Lula de Oliveira expõem as atrocidades cometidas no porão desses navios contra homens, mulheres e crianças considerados mercadoria por uma prática que teve a Inglaterra como pioneira desse crime contra a humanidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em visita oficial a Portugal entre 21 e 25 de abril e dia 24 entrega o Prêmio Camões de Literatura ao compositor e escritor Chico Buarque. Em 2019, Chico ganhou o Camões, a mais importante premiação da língua portuguesa, mas o nazifascista que então ocupava a presidência do Brasil se recusou a assinar a concessão. Na ocasião, Chico Buarque afirmou que “a não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um 2º Prêmio Camões’.