Macunaíma exibe filme sobre casais cubanos


19/11/2020


O Cineclube Macunaíma exibe nesta terça-feira, 24, às 20hs, pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa no YouTube, o filme Vinte anos, de Alice de Andrade, que narra histórias de amor de três casais cubanos, filmadas ao longo de duas décadas. É um filme sobre o amor e o tempo que passa, em um país onde o tempo parecia não existir; o retrato de um mundo prestes a desaparecer para sempre, às vésperas de uma mudança imprevisível. O roteiro do longa-metragem parte do primeiro curta da diretora, Luna de Miel (1992), que mostra dois casais passando dificuldades para terem a festa de casamento e a lua de mel de seus sonhos, numa Cuba já sob implacável racionamento, após o fim da URSS.

Vinte Anos recupera as histórias de amor de três casais cubanos que Alice de Andrade conheceu na sua pesquisa de casting para o curta de 1992, reunindo 40 casais que se casavam em setembro daquele ano. Duas décadas depois, a cineasta, que conservou as entrevistas e todas as fichas de inscrição com os dados dos casais não selecionados, retomou o material para a realização do longa. Dos casais de Vinte Anos, apenas Miriam e Andrés já estavam no Luna de Miel e foram seus protagonistas. Depois de confrontar os personagens às suas imagens e ideias da época, o filme acompanha a vida dessas famílias ao longo de cinco anos, entre Havana, Miami e San José da Costa Rica, onde alguns personagens se exilaram. Tratando apenas de amor e utilizando um rico material de arquivo, além de ter como tema um clássico da música cubana, Vinte Anos mostra os reflexos das recentes transformações do país na vida dessas famílias.

O 12º filme da diretora ganhou os prêmios de Melhor Trilha Sonora e o Conterrâneos no Festival de Brasília, além de participar da seleção oficial dos festivais internacionais de Havana, Miami, Guadalajara e Vancouver. A música original é de Pedro Cintra. A riqueza do material de pesquisa para o curta de 92 inspirou, além do longa, a série de tevê Amores Cubanos, atualmente em cartaz no Canal Brasil. A série, filmada em Cuba, Miami, Rio, Espanha, Bolívia e Venezuela, conta a história de muitos dos 40 casais do casting inicial de Alice. Inscrevam-se no canal da ABI e divulguem o Cineclube Macunaíma.

Assista ao trailer: