A história da imprensa
no Cine Macunaíma


08/12/2020


Faça como Luiz Carlos Prestes, assista ao documentário “Impressões do Brasil, a imprensa brasileira através dos tempos”, com roteiro e co-direção do jornalista Ricardo Carvalho, “que vai permitir à geração atual e às vindouras conhecer parcela importante da nossa história”, como ele, Preste, escreveu na mensagem acima, em 20 de março de 1987.

O documentário busca resgatar a trajetória da nossa imprensa desde 1808, quando chegou clandestinamente ao Rio de Janeiro o “Correio Brasiliense”, editado em Londres, por Hipólito José da Costa e vai até 1986, ano da produção.

O “Impressões” é o primeiro documentário que trata da história da imprensa. Teve a direção geral de Mimito Gomes e Nelson Gomes, das produtoras Manduri e GTec e a direção de arte de Elifas Andreato.

“Dom Pedro” dá coletiva à imprensa ao proclamar a República

O documentário é apresentado por Lima Duarte, que dá, em diferentes momentos, uma certa leveza à narrativa, como a cena em que ele, montado em seu cavalo, caracterizado como dom Pedro I e cercado por repórteres, inclusive de TV, conta quanto tempo foi preciso para que a notícia sobre a Independência chegasse a ser divulgada pelo jornal “O Espelho”, do Rio.

Grandes mestres no nosso jornalismo costuram a narrativa: Barbosa Lima Sobrinho (então presidente da ABI), Oto Lara Resende (um dos consultores do projeto), Antonio Callado, Claudio Abramo, Alberto Dines, Joel Silveira, Carlos Castello Branco, José Maria Rabêlo, Pompeu de Souza, Paulo Francis, Paulo Patarra, José Hamilton Ribeiro, Janio de Freitas, Carlos Heitor Cony, Mino Carta, Moacyr Werneck de Castro, Reynaldo Jardim, Jaguar, Ronan Soares, Mario Quintana, Mario Lago, Amilcar de Castro, Sandro Moreyra, entre outros.

A exibição do Cine Clube Macunaíma, da ABI, será hoje, 8, às 19h30.

Ricardo Carvalho, diretor da ABI em São Paulo

Veja a carta de agradecimento de Luiz Carlos Prestes

 

Galeria de imagens