Leonardo Sakamoto é processado por denunciar
trabalho escravo no PR


08/10/2015


lsakamoto

O jornalista Leonardo Sakamoto, fundador e coordenador da ONG Repórter Brasil, divulgou essa semana no seu blog que está sendo processado por difamação pela Pinuscam – Indústria e Comércio de Madeira, após ter divulgado na página um link com a lista de empresas alvo de operações de resgate de trabalhadores em condições análogas às de escravo pelo governo federal.

Segundo Sakamoto, a lista foi obtida com base na Lei de Acesso à Informação e publicada no blog em março deste ano. A chamada “lista suja” do trabalho escravo estava suspensa após uma liminar da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Na lista de empregadores flagrados com mão de obra escrava constam os nomes das empresas por dois anos, prazo que têm para regularizar a situação.

Sakamoto explica que a empresa já tinha movido uma ação na esfera cívil contra ele e a Repórter Brasil, após a divulgação de outra lista de resgate de trabalhadores, onde era citada. Entretanto, a medida foi julgada improcedente pela 43ª  Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que indeferiu a censura, em novembro de 2013.