Lembrança do Presidente Pepe Mujica


01/12/2009


Em texto especial para o ABI Online, o jornalista Eugênio Viola, sócio da Casa, relatou os contatos que manteve em 1985 com o então líder tupamaro Pepe Mujica, que acaba de ser eleito Presidente do Uruguai. O Trabalho de Viola é transcrito a seguir, com o título e a epígrafe de seu original.

As flores e as armas na América Latina

Eugênio Viola
 

Pepe Mujica e Luiz Inácio Lula da Silva

“Entre o Velho e o Novo há um aparente período de morbidez.

Mas é quando o verdadeiro Novo está sendo gestado.”

(Antonio Gramsci)

O dia 29 de novembro de 2009 ficará marcado na história da América Latina. Em dois países houve eleições: Honduras e Uruguai. O primeiro, marcado pela condenação da comunidade internacional ao golpe que destituiu de forma brutal o Presidente constitucional Manuel Zelaya. Uma farsa eleitoral que se caracteriza pela total falta de legitimidade e cujo resultado não será reconhecido pela quase totalidade dos paises que formam a Organização das Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos. Ou seja, a crise tende a se agravar ainda mais, levando o país ao isolamento político, diplomático, comercial, com desastrosas conseqüências para as camadas mais humildes do povo hondurenho, que certamente sofrerão ainda mais com o anacrônico e violento golpe de Estado que se abateu sobre o país em junho desse ano.

Se em décadas anteriores era o “perigo do comunismo” que movimentava as oligarquias em conspirações, fazendo das Forças Armadas mero instrumento de manutenção de seus interesses e privilégios, hoje a justificativa tornou-se o “chavismo”. No centro da crise, uma atitude dúbia e obscura dos Estados Unidos. Como se duas vozes paralelas estivessem no comando do país: a do Presidente Obama, de um lado, e a da Secretária de Estado, Hillary Clinton, de outro, com o respaldo do Departamento de Estado, CIA, Pentágono, amplos segmentos da mídia reacionária e ainda das forças republicanas que permanecem alojadas em setores estratégicos desde a Era Bush.

À noite, em entrevista à imprensa internacional, a Frente de Resistência ao golpe afirmou que o nível de abstenção ultrapassou os 65%, demonstrando o rechaço da população à convocação feita pelo governo golpista. Nos próximos dias, a batalha será em torno do índice de comparecimento às urnas. Com a palavra, Onu, OEA, União Européia, Grupo do Rio e todos os cidadãos latino-americanos que testemunharam e vivenciaram as atrocidades dos bárbaros golpes de Estado que banharam nossos países de sangue, censura e submissão às oligarquias e ao capital internacional. As democracias representativas avançam, mas já não bastam. É cada vez mais visível que agora a luta é por uma democracia participativa.

Das sombras que pairam sobre esse pequeno país da América Central passamos à grande festa cívica em um outro pequeno país, da América do Sul, a República Oriental do Uruguai, que, no último domingo, confirmou, através de eleições livres, transparentes e democráticas, a vitória do líder da Frente Ampla, José “Pepe” Mujica como novo Presidente da República, que também obteve maioria parlamentar. O nível de comparecimento às urnas foi de cerca de 90%, dos dois milhões e seiscentos mil eleitores. E a coalização de esquerda, que governa o país há cinco anos, desde a eleição de Tabaré Vázquez, torna-se o primeiro país da América do Sul a alcançar um segundo mandato, derrotando as forças conservadoras, sem necessitar de uma reforma constitucional.

A VITÓRIA DA PERSEVERANÇA

Busco no tempo os fragmentos de uma luta que começou há muitas décadas, antes que o histórico domingo, 29 de novembro de 2009, se tornasse realidade, colorindo o Uruguai de azul, vermelho e branco, as cores da Frente Ampla. Encontro uma reportagem que fiz para o extinto Jornal do País, datada de novembro de 1985, na qual relato os primeiros passos dos líderes tupamaros, logo após a libertação:

“Domingo de sol forte. Numa praça do bairro periférico de Montevidéu, chamado La Teja, os Tupamaros conversam em praça pública com cerca de 500 pessoas: donas-de-casa, operários, estudantes. Respondem às mais diversas perguntas. Explicam ações passadas, posições presentes, planos futuros. Um dos líderes (estavam quase todos presentes) toma a palavra:

– Mais uma vez, em mais uma praça, vimos conversar. Não é necessário entender muito de economia para se compreender a tragédia nacional. Sabemos muito bem que a crise econômica, a curto ou médio prazo, desemboca numa crise política. O MLN (Movimento de Libertação Nacional, sigla oficial adotada pelos Tupamaros), está colocando o povo em pé de igualdade, porque o movimento está aprendendo e remoçando sempre. Temos muito que aprender com essa gente, inclusive em questão de métodos.

Após o discurso de Pepe Mujica, o microfone é passado às pessoas que estão na praça. Começam as perguntas. A primeira indaga a razão dos Tupamaros quererem integrar a Frente Ampla Uruguaia:

– A decisão foi tomada em assembléia-geral. O objetivo é ‘pôr a casa em ordem’. O MLN tem que definir uma política sindical, uma política educacional diferentes daquelas que foram estipuladas nos anos de ditadura.

Mas, se os Tupamaros buscam um novo tipo de relação com o povo, o povo também busca uma nova forma de se relacionar com eles. Isso pôde ser constatado num momento de extrema emoção, quando uma senhora (aparência de dona-de-casa) pediu a palavra e, com as mãos trêmulas, segurou o microfone:

– À época do “pachecato” (governo do Presidente Pacheco Areco, de 1967 a 1971), eu interpretava de outra forma o Movimento de Libertação Nacional. Vim hoje aqui nessa praça para ver de perto esses homens, porque tenho por vocês uma infinita admiração. Sei o que vocês passaram e eu tenho medo até dos aparelhos dos dentistas. Para mim, vocês são muito superiores, mais do que muitos políticos.

A emoção tomou conta da praça na voz humilde de uma senhora que afirmava “não ter inteligência suficiente” para entendê-los naquela época.

– O mais importante é o caminho que escolhemos para percorrer e não os homens, respondeu Marenales (outro líder Tupamaro). Não são uns poucos iluminados que fazem a História, mas todo o povo.

No dia seguinte vou à casa, onde os recém-libertados tupamaros mantêm seu humilde e novo posto de comando. É uma casa simples, sem muitos móveis e Pepe Mujica é designado para a entrevista. Improvisamos um lugar e nos sentamos frente à frente, olho a olho. Não encontro sinal algum de amargura na expressão forte e na voz serena. Impressiona-me que um ser humano que traz no corpo e na alma 14 anos de isolamento no cárcere e os piores sofrimentos que uma pessoa possa experimentar no calabouço de uma ditadura permaneça firme em seus ideais, princípios e perseverança.

José Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1934, em Paso de la Arena, na periferia de Montevidéu, próximo da chácara onde vive atualmente com sua esposa, a Senadora Lucía Topolanski. Na infância, cuida junto à sua mãe, já viúva, da produção que mantém no pequeno sítio onde vivem. Para garantir a subsistência familiar, plantam e vendem flores e verduras. O amor e a gratidão à terra, à natureza, será uma constante por toda sua vida.

Começamos a entrevista, naquela primavera de 1985, na pequena casa no centro de Montevidéu: 

– Durante os anos de cárcere, como vocês conseguiam informações do que se passava do lado de fora?

– Não era possível nos ocultar o que acontecia. Através de pequenos dados, percebíamos o que acontecia. Por exemplo, através da lata de lixo percebíamos a linha econômica de livre câmbio do governo, naquele momento. Ou seja, quando víamos garrafas de vinho português ou qualquer outro resto de comida importada. Qualquer dado era uma pista.

– Então as atividades políticas não foram interrompidas durante a prisão?

– Mesmo nas solitárias militávamos.

– E agora, depois de todos esses anos de cárcere, estão em praças públicas, respondendo às perguntas do povo. O que mudou? Há críticas de que agiram ‘para o povo’, mas não ‘com o povo’.

– Lembro-me de que em 1968, no Governo Pacheco Areco, que era cada vez mais de direita e havia decretado uma séria de ‘medidas de segurança’, muitos dirigentes sindicais estavam sendo levados para os cárceres. Decidimos então seqüestrar um dos membros do Governo Pacheco Areco. Quando a operação estava pronta, fomos a alguns companheiros que militavam no movimento sindical e perguntamos se achavam producente o que iríamos fazer e eles disseram ‘levem adiante’. Sempre consultamos antes de cada ação. Talvez nunca tenhamos sido guerrilheiros, mas políticos armados, o que é diferente.

– Poderia fazer um resumo de como começou o Movimento dos Tupamaros?

– Em 1959, nosso país entrava em profunda crise e buscava uma transformação, uma mudança de governo. Por outro lado, um fato muito importante que marcou nossa geração ocorria: a Revolução Cubana. A esquerda estava dividida, esclerosada: de um lado, o Partido Comunista, de outro, o Socialista. Em função dessa crise, o Governo voltava-se mais e mais para a direita. Em 1961, havia grupos que atacavam líderes sindicais na calada da noite. Então surgiu a idéia de se criar grupos de autodefesa. A necessidade ia-nos levando a um só conceito: a palavra nos separava e a ação nos unia. Por outro lado, dois outros fatores também foram muito importantes: a sindicalização dos cortadores de cana, no norte do país, e a mobilização de um grupo de jovens no subúrbio de Montevidéu, chamado La Teja, que visava dar apoio aos camponeses. E esse apoio começou a ser dado de tal forma que, em determinado momento, precisávamos de armas. Durante a primeira operação armada dos Tupamaros houve um acidente de carro na estrada. Muitas armas ficaram expostas e companheiros foram presos. Mas Raúl Sendic, o líder dos Tupamaros, que, antes de ser preso levou um tiro de fuzil na boca e, como não recebeu tratamento na prisão, está com o rosto deformado e acaba de viajar para Cuba, onde se submeterá a uma operação plástica-, conseguiu fugir e cair na clandestinidade. Ele era na época militante do Partido Socialista. Bem, aí o Partido Socialista achava que, com a presença de um bom advogado, Sendic deveria se apresentar à polícia. Sendic preferiu consultar os companheiros que tinham participado da operação e eles disseram ‘não se apresente’. Era um gesto de rompimento com a ‘ordem’, com a mentalidade burguesa. A partir daí, o grupo tinha uma preocupação comum: a segurança de um clandestino, Raúl Sendic. Até 1968, nosso objetivo era formar um aparato bélico capaz de resistir ao golpe de estado que já prevíamos. Nesse momento, Che Guevara começava a militar na Bolívia e nós, os Tupamaros, havíamos perdido quase tudo numa segunda operação e tivemos que cair na clandestinidade. Alguns companheiros aceitaram o convite e foram lutar ao lado do Che. Outros resolveram permanecer no Uruguai. Pensávamos na viabilidade de utilizar alguns métodos do Che na cidade. Mas a posição da Revolução Cubana era ‘a cidade é o cemitério dos revolucionários’. A Revolução Cubana não previa métodos urbanos. E nossas operações eram basicamente urbanas.

– E hoje, o que sobrou da estrutura que os Tupamaros montaram ao longo dos anos de militância?

– Estamos fazendo o levantamento. Encontramos muito de nossos documentos em locais os mais inverossímeis. Perdemos muitas coisas, mas não as informações. Há testemunhos vivos ainda. Depois de 1968, começamos a operar através de ‘colunas’, como era o modelo argelino. Cada coluna era autônoma, tinha um setor de serviço, um de política, um militar, etc. Se caísse uma coluna, mesmo assim o grupo se mantinha. Havia umas três mil pessoas que pertenciam ao movimento. Estamos também fazendo um levantamento de nossos mortos. Muitos morreram no exterior: Chile, Colômbia, El Salvador, Nicarágua, Angola, Etiópia.

NEGRO Y GRIS

Saio da entrevista e fico refletindo sobre os avanços ocorridos no país durante os últimos cinco anos. Em 1980, eu havia morado muitos meses em Montevidéu. Deixara meu trabalho como repórter na Tribuna da Imprensa e decidira aceitar o convite de uns amigos para conhecer o Uruguai. O Brasil já respirava com os novos ares da abertura, com a chegada dos exilados, com a libertação dos presos políticos, com a primeira greve dos metalúrgicos, com a reorganização dos movimentos sindical e estudantil.

Cheguei a Montevidéu consciente de que seria muito difícil fazer algum trabalho jornalístico sobre a brutal ditadura que se instalara no país há sete anos. Sabia que as vozes contrárias ao regime fascista e sanguinário que ocupara o poder estavam na cadeia ou no exílio. Passava com freqüência em frente ao presídio de Punta Carretas, onde os líderes Tupamaros estavam em solitárias, e imaginava o sofrimento a que estavam sendo submetidos. O país de Mario Benedetti, Eduardo Galeano, Juan Carlos Onetti e Idea Vilariño está em silêncio. Não há poesia. O inverno chega e a paisagem tem as cores da tristeza, ou melhor, a ausência das cores, é apenas negro y gris. Tento entrevistas com representantes dos mais diferentes setores da sociedade. Começo por um rápido encontro com o conservador Juan Pablo Terra, líder da Democracia Cristã Uruguaia, que acabava de ter indeferido o pedido de legalização de seu partido. Procuro Alfredo Percovitch, radialista da CX 30, muito popular e querido. Ele prefere não tratar de temas políticos. Busco um jornalista, o crítico literário do conservador jornal El Día, Alejandro Paternai , que me recebe na sede do jornal. Mas se fixa em temas literários e em vagas metáforas para falar da opressão e do cerceamento à liberdade de expressão. Vou ao bispo, ou melhor, ao Vigário-Geral de Montevidéu, Ponce de León, que fala apenas no ‘déficit de evangelização do Uruguai’, sem tratar diretamente do papel que poderia desempenhar a Igreja em tempos de ditadura.

Envio essas matérias para a Revista Nacional, que saía aos domingos simultaneamente encartada em cerca de vinte jornais de todo o Brasil (aqui no Rio era distribuída junto ao Jornal do Commercio).

O país que abrigara muitas lideranças políticas brasileiras que saíram do Brasil pós-golpe de 64, como Jango, Brizola, Neiva Moreira, Doutel de Andrade e tantos outros, estava mergulhado no silêncio. No tradicional Café Sorocabana, no centro de Montevidéu (que já não existe mais), conversava com amigos que falavam sempre baixo, olhando para os lados, desconfiados e temerosos. As paradas de policiais na rua para pedir documentos eram freqüentes. Certa vez, caminhava pela 18 de Julio com um amigo italiano quando dois jovens à paisana, com pouco mais de 20 anos, pegaram-nos pelos braços com força, no meio da rua, arrastando-nos com violência para o outro lado da calçada. Quando disse que era jornalista, olhou-me com desprezo e, depois de se fixar no documento de identidade, disse que havia memorizado meu nome e endereço, em tom ameaçador. Procurei o Consulado para dizer que estava no país e que queria trabalhar. Fui recebido pelo então adido-cultural, o escritor José Guilherme Merchior, que comentou os “esforços” que haviam sido feitos para libertar a brasileira Flávia Schilling, depois de ter sido barbaramente torturada e permanecido no cárcere por sete anos e meio. Deu-me seu cartão de visita para “qualquer emergência” e me acompanhou logo em seguida até a porta, como se dissesse “não queremos mais problemas”.

Sentindo-me sufocado, voltei para o Brasil. A frustração só não foi maior porque, nesse país, então negro, gris e silenciado, encontrei Maria Alícia, uma paixão amadurecida em amor que se estende ao longo dessas décadas e que me faz admirar ainda mais um povo que “no se pone de rodillas” (que não se ajoelha) diante das adversidades. Um país que foi conhecido como “a Suíça da América Latina”, que no início do século XX teve como Presidente Battle y Ordóñez, que realizou grandes avanços ao tornar o Estado laico, separando-o da Igreja, o ensino universitário gratuito e o direito ao voto para as mulheres.

Anos depois daquele memorável encontro com Pepe Mujica, voltei mais uma vez ao Uruguai, já no final da década de 80. O país já respirava democracia e o assunto era a recente morte de Raúl Sendic, líder dos Tuparamos, que reuniu mais de cem mil pessoas em seu cortejo fúnebre. Para um país com pouco mais de três milhões de habitantes, era uma imensa multidão que expressava o reconhecimento pela luta de um homem que dedicou sua vida à construção de uma realidade mais digna para os uruguaios. Junto ao General Líber Seregni – o grande articulador da Frente Ampla, que amargou anos de prisão durante a ditadura -, eles formavam ao lado do Senador Zelmar Michellini e do Deputado Gutierre Ruiz (ambos assassinados em Buenos Aires pela Operação Condor), parte inesquecível do histórico de resistência às barbaridades cometidas pela ditadura.

BORRÓN EN CUENTA NUEVA (COMEÇAR DE NOVO…)

Com uma atitude humilde, de sempre “aprender com o povo e com as novas circunstâncias”, Pepe Mujica chega à Presidência da República Oriental do Uruguai com uma visão que diz ter adquirido durante os anos de convivência com el Bebe (como chamava carinhosamente a Raúl Sendic): “el pasado sirve, simplemente, para confirmar uma actitud moral. Hube errores? Hubo, pero no cosas sucias. En realidad a la gente le importa el pasado, pero no puede vivir cultivando el pasado. Se vive para adelante. Esa es una lección de vida que nos transmitió sin descanso el Bebe. De él la aprendimos”.