Fotógrafo René Burri morre aos 81 anos na Suiça


Por *Kika Santos

21/10/2014


che guevara

O fotógrafo suíço René Burri, morreu nesta segunda-feira aos 81 anos, em Zurique, na Suíça. Ele é autor da célebre imagem do jovem Che Guevara fumando charuto. O acervo do profissional de imprensa foi doado para o Museu do Eliseu, na Suíça.

A primeira publicação de René Burri e que o tornou um fotógrafo de renome foi uma série sobre a retrospectiva de Picasso, no Palazzo Reale de Milão. Embora fizesse a cobertura de guerras, Burri não fotografava corpos.  Em 2011 Burri ganhou o Reinhardt von Graffenried Lifetime Achievement Award, um dos principais prêmios de fotojornalismo mundial.

Considerado um dos mais importantes fotógrafos da Suíça, Burri começou a trabalhar para a agência Magnum em 1959. No ano passado, doou cerca de 30 mil fotos, para o Museu do Eliseu, em  Lausanne, Suíça.  Ele deu a volta ao mundo e cobriu os principais acontecimentos políticos mundiais.

Burri foi vítima de uma doença a qual não foram divulgadas muitas informações, de acordo com a agência de notícias Magnum. A morte dele foi confirmada pelo fotógrafo Michael Von Graffenried, de 57,  que conhecia Burri há 40 anos.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012