Jornalista é detido menos de 24 horas após sua libertação


23/09/2016


Jornalista turco Ahmet Altan. Foto: EFE

Jornalista turco Ahmet Altan. Foto: EFE

A Agência EFE publicou que o famoso jornalista turco Ahmet Altan, libertado ontem (22), duas semanas após sua detenção por suposta vinculação com o pensador islamita Fethullah Gülen, acusado por Ancara (capital da Turquia) de ter fomentado o fracassado golpe de Estado de 15 de julho, foi detido novamente 24 horas após sair da prisão.

Ahmet Alta tinha sido libertado sob a condição de não deixar o país e se apresentar uma vez por semana em uma delegacia de Polícia. No entanto, menos de 24 horas depois foi detido, desta vez por acusações relacionados com seu cargo como ex-diretor do jornal opositor “Taraf”.

A EFE acrescenta que o jornalista foi redator e chefe desse jornal, que até o final de 2013 apoiava Recep Tayyip Erdogan, hoje presidente e então primeiro-ministro, e seu partido islamita AKP.

Seu irmão Mehmet, um conhecido professor de economia e colunista, também está detido por ser suspeito de estar vinculado a Gülen. Mehmet Altan foi durante anos colunista em periódicos partidários do AKP.

Os dois irmãos foram detidos no dia 10 de setembro. A plataforma de jornalismo independente assegurou que o motivo da detenção se relaciona com comentários emitidos pelos dois irmãos na véspera do golpe num programa de televisão em que participou a jornalista Nazli Ilicak, também detida e acusada de vínculos com a rede de seguidores de Gülen.

Iliack foi deputada entre 1999 e 2001 pelo partido islamita Fazilet, onde também militavam Erdogan e outros políticos que participaram da fundação do AKP.

O líder do Partido Republicano do Povo (CHP, a maior força da oposição), Kemal Kilicdaroglu, afirmou na última sexta-feira que 113 jornalistas estão sob detenção e 2.378 foram afastados da profissão na sequência da purga desencadeada pelo Governo contra supostos simpatizantes de Gülen.