Jornalista holandesa é presa por críticas a Erdogan


25/04/2016


imageO site Globo.com postou reportagem sobre uma jornalista holandesa, de origem turca, que foi detida, no último dia 23, em sua casa, em Kusadasi, oeste da Turquia, por ter publicado no Twitter mensagens críticas ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan. Ela divulgou essa ação em sua rede social.

“Não estou livre, estamos seguindo para o hospital para um exame médico antes que me levem para a promotoria”, escreveu a jornalista Ebru Umar.

O site acrescentou que a jornalista publicou recentemente um artigo muito crítico ao presidente Erdogan, no jornal ‘Metro’, sobre um email enviado pelo consulado geral turco de Roterdã (oeste da Holanda).

No texto, que provocou polêmica, os turcos eram aconselhados a apontar os insultos nas redes sociais contra o presidente turco. O consulado citou um “mal-entendido”.

Os julgamentos por ofensas a Erdogan aumentaram na Turquia desde sua eleição à presidência em agosto de 2014. Quase dois mil processos judiciais foram abertos na Turquia contra artistas, jornalistas ou civis.