Turquia condena jornalista
a 20 meses de prisão


19/05/2016


ArzuYidizO site da ABC Internacional postou que a Turquia condenou a jornalista Arzu Yidiz a 20 meses de prisão, além de perder a guarda de dois filhos, após ela publicar um vídeo que mostra os serviços de inteligência do país transportando um caminhão rumo à Síria.

Segundo a publicação, a jornalista foi condenada por violar a confidencialidade de um tribunal. Na ocasião em que divulgou a gravação, quatro procuradores eram julgados por autorizar a inspeção dos veículos que o serviço de inteligência turco levava ao país vizinho em guerra.

“Este foi um ato de vingança. Há muitos casos em que o tribunal não usa este artigo do código penal. Eles não eram obrigados a fazer isso”, criticou o advogado dela, Alp Deger Tanriverdi., ao referir-se à norma que permite remover a criança sob custódia de pessoas presas.

A jornalista ainda pode recorrer da decisão. O caso colocou em debate a deterioração da liberdade de expressão e de imprensa no país.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012