Jornalista denuncia censura em São Borja-RS


18/09/2008


O jornalista Wolmer Jardim, editor do semanário Alternativo, da cidade de São Borja-RS, comunicou à ABI que Mariovane Weis, Prefeito daquela cidade, entrou com uma representação contra o jornal e a Rádio Butui FM, por supostos abusos e excessos em matérias e comentários que poderiam estar prejudicando a sua reeleição.

No documento, o jornalista afirma que o Prefeito foi denunciado pelo Ministério Público local por improbidade administrativa, em razão de ter adquirido, com verba pública, terras que pertenceriam à família Jardim, para abrigar no local um frigorífico, cujo proprietário é acusado, segundo Jardim, pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos no estado do Mato Grosso do Sul, fato denunciado pelo jornal.

Ainda de acordo com o jornalista, várias matérias desfavoráveis ao Prefeito Mariovane Weis foram publicadas no jornal, sem, porém, citar a sua candidatura, mas a coligação que apóia o político insiste em afirmar que o jornal está prejudicando sua administração, e sua possível reeleição, em prol de outros dois concorrentes. Para Wolmer, “o objetivo é intimidar a imprensa e instalar a censura nos veículos de comunicação”.