Joaquim Ferreira dos Santos lança biografia de Zózimo


08/11/2016


convitezozimoO jornalista Joaquim Ferreira dos Santos lançou, na última quinta-feira (3/11), a biografia do colunista social Zózimo Barrozo do Amaral, considerado um dos maiores expoentes da coluna de notícias, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

Em entrevista ao “RJTV”, Santos destacou que Zózimo atingia todo tipo de leitor. “Ele tinha um jornal dentro de um jornal. É uma inspiração e ao mesmo tempo é uma maldição. Porque todo mundo, todos os jornais querem ter um Zózimo Barroso do Amaral. Ele inventou um formato delicioso de se transmitir e ler notícias. Mas, infelizmente, Zózimo só tinha um”, disse.

O autor foi convidado pela editora Intrínseca, em 2013, para escrever a obra. Nela, ele narra a trajetória de Zózimo desde a infância, no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul carioca. O profissional, que ganhou a primeira coluna aos 27 anos, morreu em 1997, aos 56.

Em suas colunas, Zózimo abordava economia, política e esporte. Ele ganhou notoriedade ao narrar as mudanças ocorridas na elite carioca. “Seiscentas páginas diante das 200 mil notas que o Zózimo fez em 30 anos de jornalismo é até uma moleza, né?! Acho que a função, o trabalho dele era mais pedreira que esse. Todo dia tinha uma página em branco, a responsabilidade de dar um grande furo de reportagem, uma notícia espetacular”, completou Santos.