Voto eletrônico na ABI:
como votar online


15/05/2019


Na manhã da quinta-feira (dia 16/5), os associados em dia com suas mensalidades (cerca de 470 afiliados) receberão, em seus e-mails, uma mensagem contendo sua matrícula na ABI, seu código/senha, instruções como se realizará a votação e um link para a página de votação. A partir das 10h às 20h, o sistema de votação estará no ar para receber os votos dos associados.

1) Na primeira tela, o associado deverá colocar seu CPF, o número de matrícula e o seu código/senha. Por questões de segurança, este código/senha será gerado de maneira aleatória. Embaixo desta tela aparecerá uma caixinha com a expressão “entrar”. Clicando nela, você será encaminhando para o segundo passo.

2) Nesta segunda tela, você encontrará quatro opções para a sua escolha: São as três chapas que concorrem ao pleito, e votos nulos/brancos. Os nomes das três chapas estarão representados pelos números e pelos seus nomes de campanha. Sendo que a 1 aparecerá como “ABI para Todos”, a 2 como “ABI: LUTA PELA DEMOCRACIA” e a 3 “Barbosa Lima Sobrinho”. Feita a escolha, você terá que confirmá-la teclando na caixinha “votar”.

3) Na terceira tela, você receberá a confirmação do seu voto. Aparecerá o seu nome e um número de protocolo. Com isso, o processo de votação estará finalizado.

4) Se puder, aconselha-se que anote o número deste protocolo. Ele vai permitir que você verifique, numa quarta tela, a chapa que mereceu o seu voto. Esse procedimento de verificação também poderá ser feito através do site oficial da
ABI.

5) Digitando o número de seu protocolo e clicando no botão “Verificar” você deverá rever a sua opção de voto.

Dicas aos eleitores:

• Há ainda a possibilidade de você acessar através do site da ABI. No dia das eleições, este sítio trará uma aba com a inscrição “eleições 2019”. Com a ajuda dela, você acessará as telas nas sequências acima descritas, porém precisará ainda do código/senha enviado para o seu e-mail.
• Se você mora no Rio,  e prefere o voto em papel, vá até a sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar. Será um bom motivo para você reencontrar velhos amigos e conversar sobre os desafios que esta centenária entidade tem pela frente.

• A base de todo o sistema de votação eletrônica, contratado pela diretoria da ABI cujo mandato encerrou-se no dia 13/5, será o e-mail (endereço eletrônico) registrado no cadastro da associação. Se porventura, estiver ultrapassado ou contiver um erro de digitação, o associado ficará impedido de usar o meio eletrônico. Podendo, portanto, votar com cédulas de papel presencialmente na sede da ABI.
• No dia da eleição, os telefones (21) 22821292 e (21) 22408669 estarão à disposição para ajudá-lo. De antemão, ficam avisados de que erros de informação no cadastro do eleitor não poderão ser corrigidos, nesta data. Novamente, sugere-se que, se possível, compareçam pessoalmente a sede para exercer o seu direito de votar.
• O sistema foi preparado para evitar a duplicidades. Tão logo o voto é registrado no computador, os mesários são automaticamente informados. Ficando o associado impedido de repetir o voto, seja pelo papel ou por dispositivo eletrônico.