Jakobskind lança livro sobre Cuba na ABI


16/12/2010


O jornalista Mário Augusto Jakobskind, Conselheiro da ABI, correspondente do jornal uruguaio Brecha, lançou a segunda edição do livro-reportagem “Cuba, apesar do bloqueio”(Booklink), na última terça-feira, dia 14, no Salão Heitor Villa Lobos, no 11º andar do edifício-sede da ABI.
 
Na obra, o autor descreve fatos e cenas pouco divulgados sobre a realidade sociopolítica cubana ao longo das duas últimas décadas. A primeira parte do livro abrange o período entre 1959 e 1984. Na segunda, o jornalista apresenta os acontecimentos a partir de 1984 até os dias de hoje.
 
Segundo Jakobskind, o objetivo da obra é revelar uma faceta do país pouco explorada pela grande mídia:
—A cobertura jornalística de Cuba deixa a desejar porque é baseada em não informação, quase sempre contrária ao regime cubano, e cheia de preconceito. Busquei fugir da mesmice e navegar contra o senso comum para mostrar outra realidade do país. As histórias foram vivenciadas em uma época em que chegar a Cuba era quase uma aventura.
 
Presente ao lançamento, o jornalista Maurício Azêdo, Presidente da ABI, falou sobre a importância do trabalho de Jakobskind:
—O nosso companheiro Mário Augusto tem o costume de dizer que o livro dele inclui assuntos que não figuram no noticiário comum impresso e eletrônico e ele tem razão, porque mostra aspectos políticos e sociais de Cuba com uma linguagem que foge do senso comum, e que a gente não encontra nos noticiários impressos e televisivos corriqueiros. Por isto, o livro é uma grande contribuição ao conhecimento da realidade latino-americana na medida em que os povos se querem mais porque se conhecem mais.
 
Para Jakobskind, o grande mérito deste livro é apresentar a informação com isenção e a imparcialidade:
— ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Melhor do que adjetivar é substantivar sem partidarismos, mostrar os fatos sobre um país que fez sua história. Para que o leitor possa julgar, ele precisa ter a informação, afirma o autor.
 
A primeira edição de “Cuba, apesar do bloqueio”, foi lançada em 1984, com o título “Apesar do bloqueio, um repórter carioca em Cuba”.
  
Para lembrar o cinqüentenário da Revolução Cubana, Jakobskind lançou no Uruguai, em 2009, a obra “Apesar do bloqueio, 50 anos de Revolução”.