IPEA divulga pesquisa sobre Comunicação


10/01/2011


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançam nesta terça-feira, dia 11, às 8h30min, a obra “Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações”, no escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista, 2.163, 17º andar), com a participação dos Presidentes do Ipea, Marcio Pochmann, e da Socicom, jornalista José Marques de Melo.
 
A publicação reúne em três volumes dados da pesquisa inédita realizada no Brasil sobre os setores de Comunicação e das Telecomunicações, que contou com a participação de estudiosos de diversas regiões do País.
 
O primeiro volume da obra apresenta o estudo sobre as tendências nas telecomunicações, artigos escritos exclusivamente para o livro, textos publicados originalmente na edição especial do Boletim Radar, do Ipea, sobre telecomunicações, e artigos que oferecem um panorama das indústrias criativas e de conteúdos.
 
O segundo volume é dedicado ao resgate da memória das associações científicas e acadêmicas de Comunicação no Brasil. O texto descreve e diagnostica a produção de conhecimento nos principais segmentos da área nacionalmente institucionalizados ou publicamente legitimados nesta primeira década do século XXI.
 
O terceiro volume reúne o resultado parcial de quatro pesquisas sobre o campo da Comunicação, que incluem, entre outros dados, o número de faculdades e cursos de pós-graduação em Comunicação no País, as áreas de concentração e crescimento do setor; as profissões relacionadas à área, o modelo digital.
 
Após o lançamento, às 19h, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove o debate “Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil”, com a participação do Presidente do Ipea, Márcio Pochmann, do jurista Fábio Konder Comparato, e do jornalista Paulo Henrique Amorim. O evento gratuito e aberto ao público será realizado no auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na Rua Rego Freitas, 530 — sobreloja, próximo ao Metrô República. 

*Com informações do Ipea.