Inscrições para o Prêmio Esso 2010


19/05/2010


O Prêmio Esso de Jornalismo, um dos mais tradicionais da imprensa brasileira, aceita inscrições até o dia 16 de agosto para a sua 55ª premiação na área de mídia impressa, e a 10ª em telejornalismo.

De acordo com a organização do evento, para a edição de 2009 foram inscritos 1.212 trabalhos, um recorde na história do prêmio.

Podem concorrer matérias veiculadas entre 16 de agosto de 2009 e 16 de agosto de 2010, em 11 categorias de mídia impressa, e em telejornalismo. Aos vencedores será destinado um total de R$ 107 mil em prêmios.

Os resultados finais serão anunciados no mês de novembro.

Os jurados serão divididos em cinco comissões formadas por profissionais da área e professores de Jornalismo que vão indicar os trabalhos finalistas e apontar os vencedores. 

A Comissão de Seleção de mídia impressa vai escolher três trabalhos finalistas em cada categoria; os vencedores serão apontados pela Comissão de Premiação. Para o Prêmio Esso de Fotografia serão indicados cinco trabalhos. A eleição dos vencedores será feita através do site do Prêmio Esso por 50 jornalistas e editores de Fotografia.

Os trabalhos concorrentes ao Prêmio Esso de Telejornalismo serão submetidos à Comissão de Pré-Seleção e, em seguida, à Comissão de Seleção que vai indicar os finalistas e o primeiro colocado.

De acordo com o regulamento, não serão aceitos trabalhos de cinegrafistas amadores, ainda que obtenham repercussão, nem de reportagens que não tenham sido exibidas como produto exclusivamente jornalístico.

Ao longo de mais de cinco décadas, o Prêmio Esso de Jornalismo recebeu 27 mil trabalhos, inscritos por 20 mil profissionais de imprensa. Entre os vencedores, cerca de 500 jornalistas, 165 equipes de reportagem e mais de 100 publicações.