Diretores e sócios da ACI são homenageados pelo Dia do Jornalista


11/05/2022


Publicado no portal da Associação Cearense de Imprensa

A função social do jornalista no exercício da democracia foi ressaltada nesta terça-feira (10/05), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará alusiva ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril. Proposto pelo deputado Leonardo Araújo (MDB), com subscrição do deputado Carlos Felipe (PCdoB), o evento ocorreu no Plenário 13 de Maio da Alece. Na ocasião, foram homenageados dirigentes e sócios da Associação Cearense de Imprensa (ACI).

O deputado Leonardo Araújo assinalou que a liberdade de imprensa é um valor muito caro ao exercício da democracia e destacou que os jornalistas integram uma classe essencial ao estado democrático de direito. “A formação e exercício da profissão de jornalista varia de país para país, mas em todos o jornalista é compromissado com a verdade e a construção do estado democrático, participativo, inclusivo e bem estruturado, já que ele é o responsável direto pela comunicação de um povo”, acentuou.

“Por mais desafiadora que seja nossa realidade, esta é uma data em que devemos celebrar a nossa capacidade coletiva de resiliência e de reafirmar nosso espírito de ação conjunta para busca de ações capazes de garantir melhores condições para a atuação dos jornalistas”, ressaltou Salomão de Castro, presidente da ACI. Ele também comentou diversas ações efetivadas em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e salientou que a ACI está desenvolvendo uma proposta de protocolo de segurança para comunicadores cearenses durante a cobertura das eleições deste ano.

Ainda na sessão, Salomão de Castro destacou um conjunto de ações realizadas na atual gestão da entidade, que teve início em 2019 e se estenderá até 14 de julho. Ele abordou ações de investimento na infraestrutura da entidade, contemplando o edifício-sede, localizado no Centro de Fortaleza, e nas casas de veraneio no município de Paracuru, bem como melhorias realizadas nos equipamentos da ACI, como a Biblioteca César Teles de Magalhães, a Hemeroteca Oswaldo Araújo e o Plebeu Gabinete de Leitura. O presidente fez um balanço ainda de atividades presenciais realizadas pela entidade desde dezembro de 2021. “A próxima gestão será responsável por equilibrar as demandas cotidianas com a entidade e a preparação para o nosso centenário”, afirmou, citando a data a ser comemorada em 14 de julho de 2025.

Defesa de princípios

Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), enfatizou princípios éticos e deontológicos que norteiam a profissão. “Ser jornalista é buscar entender a realidade para possibilitar que outros a entendam, é verificar os fatos para que opiniões pessoais não prevaleçam, é ouvir os que têm e não têm voz e levar para a esfera pública a diversidade de opiniões”, elencou. O presidente do sindicato reforçou ainda a necessidade de proteger os trabalhadores mais precarizados e de combater a desinformação com informação de qualidade.

Samira de Castro, 2ª vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e diretora de comunicação do Sindjorce, comentou os constantes ataques a jornalistas, citando o assassinato do comunicador cearense Givanildo Oliveira, blogueiro e dono do canal virtual de notícias Pirambu News. “Quando você agride um jornalista, você está atacando o direito da sociedade de se informar e está contribuindo para corroer os pilares do estado democrático de direito”, avaliou. Samira também criticou a precarização do trabalho, com reduções salariais e ampliação da carga horária, o que, segundo ela, deve ser combatido com “mais união, mais unidade e mais organização”.

Homenageados

Receberam homenagens os jornalistas Salomão de Castro (presidente da ACI), Emília Augusta Furtado Pamplona Bedê (diretora da entidade e integrante da Comissão Eleitoral) e os sócios José Anderson Freire Sandes, Angela Maria Marinho Pereira, Helena Martins Rêgo Barreto, Carmina Maria Feitosa Dias e Déborah Christina Marques Ferreira Lima.

Também foram homenageados na ocasião Rafael Mesquita, Samira de Castro, Eliomar de Lima, João Paulo Monteiro, Tina Holanda, Sérgio Machado, Flávio Pinto e Moraes Filho.

Foram agraciados com homenagens in memoriam os jornalistas Gilmar de Carvalho (que foi sócio da ACI), Agostinho Gósson e Emanuel Carlos da Silva.

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de abril e foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931, como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Batista Líbero Badaró.

Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará

Assista ao vídeo completo da sessão solene aqui