Humor e paixão na tela do Cine ABI


29/08/2008


“Teu nome é mulher” (“Designing woman”) conta a história de um jornalista esportivo, Mike Hagen (Gregory Peck), que se apaixona por uma estilista de moda (Lauren Bacall) durante uma viagem para fazer a cobertura de torneio de golfe. Após alguns dias juntos, eles decidem se casar. Contudo, ao retornar a Nova York, o casal descobre que tem muito pouco em comum.

Para piorar a situação, Hagen se envolve em muita confusão não só com uma mulher que conhecera antes da viagem, mas também com criminosos que o perseguem devido a uma reportagem em que ele fez grave denúncia.

 Isabela, Rogério e Ana Helena

Velho jornalismo

Tudo isto em um clima de humor e diversão, na opinião da estudante do 6º período de Jornalismo da Facha Isabela Guedes, que pela primeira vez assistiu a um filme antigo:
— Eu não tinha conhecimento da existência de filmes antigos com temas relacionados ao jornalismo, e jamais tinha assistido a um filme realizado no passado. Achei excelente fazer a relação entre o velho e o novo, através do retrato de uma situação que difere dos dias atuais.

A trama inspirou Ana Helena Ribeiro Tavares, aluna do 2º período de Jornalismo da Facha, a escrever um artigo sobre a imprensa:
— “Teu nome é mulher” é engraçado, alegre, e ajuda o espectador a fazer uma reflexão sobre a vida de um jornalista. Aproveitei o mote para escrever em um blog sobre a obstrução do trabalho da imprensa, já que o personagem principal tem a vida ameaçada por ter feito uma denúncia.

A rotina de um profissional da imprensa também chamou a atenção de Ana Helena:
— Se naquela época a atividade já era tumultuada e sem horários, avalie hoje em dia, quando o trabalho é muito mais abrangente. Qualquer informação chega rapidamente e pode gerar as mais inesperadas reações. O jornalismo precisa estar preparado para tudo isto.

Rogério do Amaral, também aluno da Facha, elogiou a atuação de Gregory Peck na pele do jornalista:
— O ator está bem divertido, porém passa por situações em que fica claro o perigo que pode acompanhar a profissão.