Hugo Chávez nega censura à internet


22/03/2010


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que vem sendo acusado ultimamente de censurar os veículos de comunicação em seu País, negou neste domingo, 21 de março, em entrevista a jornalistas, que esteja planejando censurar ou limitar a internet na Venezuela, afirmando inclusive que durante os seus dez anos de mandato o acesso à Web aumentou mais de nove vezes.

Hugo Chaves provocou protestos da Oposição e dos grupos que defendem a liberdade de expressão ao anunciar, há uma semana, que pretende manter maior controle sobre o uso da internet. Segundo a Reuters, críticos do Presidente venezuelano informaram que Cháves estaria articulando um plano, para controlar a mídia nos mesmos moldes do que acontece em países como China, Cuba e Irão, que são seus aliados.

Em seu programa de televisão semanal “Alô Presidente”, Hugo Chaves negou as acusações e disse que a sua intenção é que haja mais controle “sobre o uso ilegal da Web”, conforme decisões tomadas por outros países que combatem o chamado “crime cibernético”.

Na Venezuela — segundo informações do próprio Presidente — o número de assinantes na internet aumentou de 274 mil no ano 2000, para 585 mil no final de 2009. No mesmo período o aumento do número de usuários foi de 820 mil para 7,5 milhões:
— Ninguém menciona isso. Ao contrário, as notícias voam pelo mundo dizendo que vamos acabar com a internet, que vamos restringir o serviço — declarou Hugo Cháves aos jornalistas durante uma cerimônia para inaugurar um serviço de Web livre para uma comunidade. — É mentira, claro!

Como justificativa para as medidas que pretende adotar, Hugo Chávez usou como exemplo um noticiário que recentemente veiculou a morte de dois aliados e os pedidos para um golpe contra o seu Governo. Segundo o Presidente, esses episódios seriam os verdadeiros motivos da sua preocupação com o uso da internet na Venezuela.

De acordo com a Reuters, de fato foram publicadas notícias infundadas por um usuário do site de notícias Noticierodigital, que divulgou incorretamente que um importante ministro tinha sido assassinado. O problema acabou provocando que outros sites venezuelanos bloqueassem comentários de leitores e decidissem aumentar o controle interno.

Trincheira

Na Venezuela, ao se sentirem cerceados dos seus direitos de liberdade de expressão, os opositores de Hugo Chávez estão apelando para os sites de relacionamento para organizar protestos e outros atos oposicionistas.

Em resposta aos seus críticos, Hugo Chávez disse que “a internet é uma trincheira na luta, porque há uma conspiração atualmente se construindo. É como se eles tivessem uma arma, um canhão”. E acrescentou fazendo um apelo aos seus correligionários para que também se tornem “soldados na internet”.

Para alguns analistas, a recusa da renovação da licença da emissora de televisão RCTV e a pressão contra a rede Globovision, que apóia a Oposição, são provas de que Hugo Chávez quer aumentar o controle sobre os veículos de mídia para abafar possíveis críticas ao seu Governo.

* Com informações da Reuters.