Hoje é Dia de Livro


04/07/2023


Por Erika Werneck

Cobaias da radiação – a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás – é o quarto livro-reportagem da escritora e jornalista Tania Malheiros, que desde 1986 escreve sobre energia nuclear. Seu primeiro livro foi Brasil, a bomba oculta, seguido de Histórias secretas do Brasil nuclear e de Bomba atômica! pra quê? Parte da obra foi traduzida e lançada pelo Instituto de Análises Estratégicas (ISA), na Alemanha.

Em Cobaias da radiação, Tania Malheiros volta ao tema, ao revelar, após quatro anos de investigação, os danos causados pela primeira instalação industrial nuclear brasileira, a Orquima, no Brooklin paulista, a partir da década de 1950. A Orquima foi sucedida pela Usina de Santo Amaro (USAM), da Nuclemon, que prosseguiu vitimando operários até seu fechamento na década de 1990.
Os sobreviventes da Nuclemon, absorvidos pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vítimas da desumana exploração de mão de obra operária, também foram transformados em verdadeiras cobaias da radiação. Em 2006, eles se uniram e fundaram a Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção Nuclear (ANTPEN), para defender seus direitos na Justiça.

Em sua investigação, Tania Malheiros apurou que desde a época da Orquima, centenas de operários pobres “desapareceram do mapa”.

Tania Malheiros colheu depoimentos emocionantes de vítimas e familiares, e pesquisou documentos inéditos e fotos dessa história silenciada. Para ela o livro se propõe a jogar luz sobre um dos maiores crimes de exploração de mão de obra operária ocorrido no Brasil. “Espero que possamos contribuir para que se faça justiça com as vítimas e representantes dos mortos”, diz a jornalista.

As primeiras denúncias sobre o caso foram feitas em reportagem de Tania Malheiros, para os veículos O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, em 1990. Depois da publicação, a auditora fiscal Fernanda Giannasi e a direção do Sindicato dos Químicos de São Paulo, instauraram processo para investigar os danos causados aos trabalhadores e ao meio ambiente pela instalação nuclear no Brooklin. Cobaias da radiação conta toda a história dessa exploração, a partir da Orquima até a INB, que sempre tentaram escondê-la da população brasileira.

Em 1997, a autora de Cobaias da radiação ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica. Em seu blog https://taniamalheiros-jornalista.blogspot.com, a jornalista mantém os leitores atualizados sobre assuntos ligados à energia nuclear. Edição independente.