Carta Aberta ao Governador de Santa Catarina


17/11/2022


Exmo. Sr. Carlos Moisés

C/C Ministério Público de Santa Catarina

Ordem dos Advogados do Brasil- seção de Santa Catarina

Prezados Senhores

A Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudia as ameaças e agressões ao repórter Eduardo Fogaça Martins, da Rádio Cidade, em Tubarão (SC), na tarde desta quinta-feira (17/11/2022), quando cobria, em frente à Base Militar, um protesto de cidadãos insatisfeitos com o resultado das eleições.

A exemplo do que vem ocorrendo em várias regiões do país, esses manifestantes golpistas simplesmente tentam impedir o trabalho da imprensa pela violência, como ficou registrado em vídeo gravado pelo celular da vítima. E devem responder por isso.

A ABI, entidade centenária que tem uma trajetória de luta pelo Estado Democrático de Direito e em defesa da Liberdade de Expressão e de Imprensa, se junta ao protesto já formulado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e cobra das autoridades do Estado de Santa Catarina a rigorosa apuração dos fatos. É preciso identificar os agressores, que devem responder pelos atos praticados.

Da mesma forma esperamos que as autoridades catarinenses garantam a segurança física do jornalista ameaçado, evitando que ele venha a sofrer represálias por ter divulgado o fato.

Repetindo o que já afirmamos anteriormente, a democracia se conquista no voto e não à base da violência!

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022

 REGINA PIMENTA – VICE-PRESIDENTE DA ABI E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DOS DIREITOS HUMANOS